A Conferência Internacional INVTUR é um evento organizado pela Universidade de Aveiro, Portugal, desde 2010 e tornou-se numa das maiores conferências científicas na área do turismo a nível mundial. Ao longo dos anos, ganhou reputação como uma importante plataforma para a partilha de investigação de ponta e de ideias inovadoras na área do turismo.

A INVTUR tem como objetivo apresentar investigação de relevância que contribua para o debate e aponte novas abordagens e paradigmas emergentes no setor do turismo. Também pretende partilhar e aplicar o conhecimento científico na prática que afeta a transformação dos destinos. Todas as edições da INVTUR contam com a participação de palestrantes de renome internacional, os Keynote speakers, que partilham com a audiência conhecimento nas suas principais áreas de investigação. As melhores práticas de turismo são, ainda, apresentadas através de uma série de sessões paralelas e eventos especiais. Paralelamente à conferência, são realizadas discussões envolvendo académicos e representantes do setor empresarial e organizações públicas. No geral, os participantes têm a oportunidade de fortalecer parcerias ou estabelecer novos contactos, incluindo investigadores, profissionais do setor e entidades governamentais, através do diálogo e da partilha de conhecimento para uma melhoria do setor do turismo e da sociedade em geral. 

2024

Publicado: 2024-12-31

Ficha técnica

Ana Maria Malta, Carlos Costa, Filipa Brandão, Margarida Cunha, Mariana Martins, Vítor Rodrigues, Zélia Breda

Evolução do ecoturismo em Unidades de Conservação no Brasil

Análise das políticas federais de 2012 a 2022

Erika Sayuri Koga, Grislayne Guedes Lopes da Silva, Jordana de Souza Cavalcante, Sidnei Raimundo

5-7

Production and consumption of data in tourism: Towards assertive decision-making

Daniela Fantoni Alvares, Luciano Barcellos-Paula, Aline Castro-Rezende

33-35

Demand Trends on European Thermalism

Joana Alegria Quintela, Dália Liberato, Paulo Neto, Pedro Liberato, Filipa Brandão

51-52

Wine tourism with children

Rafaela Câmara Malerba, Elisabeth Kastenholz, Maria João Carneiro

53-55

Por uma reestruturação de Políticas Públicas no ICMBio que favoreça a sustentabilidade

Euripedes Pontes Junior, Bernardo Machado Gontijo, Helena Albuquerque

57-59

Proposta de um novo modelo de gestão para áreas protegidas em mutualismo com comunidades locais

Euripedes Pontes Junior, Bernardo Machado Gontijo, Helena Albuquerque

61-63

Perceções dos residentes sobre o turismo

os impactos socioeconómicos no Alentejo

Joana Lima, Jaime Serra, Maria do Rosário Borges, Noémi Marujo

69-71

Determinants of Consumers’ Acceptance of Robotic Restaurants: A Literature Review

Ana Catarina da Silva Monteiro, Suzanne Fonseca Amaro, Cristina Maria de Jesus Barroco

73-75

Study of motivations for thermal spa tourism

Luísa Augusto, Joaquim Antunes, Cristina Barroco

81-83

Mapping digital tools for assessing circular economy practices in restaurants

– An exploratory review

Henrique Camões, Alexandra Isabela Correia, Carla Melo, Cândida Silva, António Melo, Beatriz Maia

85-87

How to determine the tourism carrying capacity in a Thermal SPA?

Adriano Barreto Ramos, Joaquim Antunes, Elisa Alen Gonzalez

93-95

A atividade turística considerada um fator de desenvolvimento local: O caso do Município de Fafe

Catarina Freitas Da Mota, José Luís Braga, Isabel Borges, Sandra Brás, Margarida Rodrigues

105-106

Proxemics and Historic Housing Tourism

José Luís Sousa Soares de Oliveira Braga, Catarina Mota, Margarida Rodrigues, Sandra Brás, Isabel Borges

107-109

Three styles of refunctionalization in Historic Housing Tourism

José Luís Sousa Soares de Oliveira Braga, Sandra Brás, Catarina Mota, Isabel Borges

115-117

The Pedra furada Restaurant on the Portuguese Way of Santiago

José Luís Sousa Soares de Oliveira Braga, Miguel Pereira, Miguel Pazos Otón

119-120

The benefits of community co-creation for saving destinations at risk

Monica Silva, Emese Panyik, Rui Raposo, Carla Pinto Cardoso

153-155

Padrões de mobilidade turística: Uma análise com Dados de Posicionamento Móvel (MPD)

Christian Carlos Souza Mendes, João da Silva Neto Araújo, João José Lourenço Marques

181-186

Governança participativa no turismo religioso em Salvador

Adriana Melo Santos, Daniel Aguirre Campos, Adriana Vieira dos Santos, Maria Lúcia dos Santos, Ricardo Lanzarinni

187-189

The Perfect Mix: Teaching Bartending Skills through Job Shadowing and Interdisciplinarity

Sandra Vieira Vasconcelos, José António Silva, Bebiana Monteiro, Nelson Baptista

199-201

Local Policies for Sustainable Tourism: A Case Study from Lagos, Algarve, Portugal

Adão Flores, Pooyan Sedarati, Elsa Pereira, Joaquim Pinto Contreiras, Homayoun Golestaneh, Manuela Rosa

227-230

Enhancing Sustainability in Tourism: An Analysis of Sustainable Tourism Packages and Products

Adão Flores, Pooyan Sedarati, Elsa Pereira, Joaquim Pinto Contreiras

231-233

Managing outdoor tourism: Designing a quality index system

Goretti Silva, Susana Rachão, Alcina Nunes, Paula Odete Fernandes

255-256

Portuguese nautical tourism sustainability practices

Dália Filipa Liberato, Pedro Liberato, Gisela Sousa, Filipa Brandão

289-292

Sustainable regional growth through astrotourism

Dália Filipa Liberato, Carla Melo, Sofia Carvalho, Pedro Liberato

293-296

Porto as an LGBT+ friendly destination

Pedro Liberato, Dália Filipa Liberato, Jéssica Moreira, Carlos Costa, Filipa Brandão

297-299

Sustainability interpretation and impacts of luxury tourism in Douro

Dália Filipa Liberato, Fernanda A. Ferreira, Ana Francisca Braga, Pedro Liberato

301-304

How heterogeneous are visitors of wine regions?

Maria João Carneiro, Elisabeth Kastenholz, Celeste Eusébio

305-307

Mapeamento do Progresso na Investigação sobre Turistas e Conservação da Água: Revisão Bibliométrica de 2001 a 2024

Cristina Silva Araújo, Elisabeth Kastenholz, Isabel M. Santos, Carlos Costa, Zélia Breda

317-320

In_Spire: Fostering Pedagogical Innovation in Tourism Education

Sandra Vieira Vasconcelos, Carla Salgueiro Melo, António Melo, Cristina Mouta Alves da Silva, José António Silva, Fernanda Ferreira, Bebiana Monteiro

331-332

Analysing the development of sustainable tourism in the Porto and Northern Portugal tourism region

Daniela Meneses, Carlos Costa, Fernanda A. Ferreira, Celeste Eusébio

357–359

Turismo religioso entre conceitos e reflexões

Daniel Aguirre Campos, Gutemberg Cardoso da Silva

361–363

The role of virtual reality in sustainable tourism – a systematic literature review and research agenda

Filipa Jorge, Manuel Au-Yong Oliveira, Mário Sérgio Sérgio Teixeira, Maximino Bessa

365–368

The role of Wi-Fi networks to understand tourist´s behaviour

Maria Gorete Ferreira Dinis, Maria Carlos Lopes, Adelaide Proença, Ana Balão

383–386

The high education system: The high education system: The case of tourism operations and distribution curricula

Maria José Silva, Fernando Florim De Lemos, Lígia Maria Rocha Pinto Ribeiro, Carlos Costa

391–394

Digital Marketing and the Metaverse

insights from a tourism perspective

Sónia Avelar, Teresa Borges-Tiago, João Pedro Aguiar

409-412

The possibilities of implementing sustainability reporting (ESG) by Polish Airport

Dariusz Tłoczyński, Joanna Czerepko, Marta Wlodarczyk-Wozniczko, Tomasz Szymczak

431-433

The role of venture capital and private equity in the Portuguese market

João Miguel Cabrito Caldeira, Carlos Manuel Pinheiro

435-437

Práticas de Conservação de Água em Empresas de Enoturismo em Portugal

Análise e Determinantes

Cristina Araújo, Elisabeth Kastenholz, Isabel M. Santos, Carlos Costa

439-442

Can the subaltern speak in Creative tourism?

Larissa Fernanda de Lima Almeida, Gabriela Nicolau Santos

449-450

Climate and Its Effects on International Tourism to Uzbekistan

Insights from Gravity Model Studies

Khusen Ibragimov, Madina Ibragimova, Rogelio Jr Flores, Mekhrangiz Khusenova

463-465

Making communities a central part of tourism’s future: the Maceira – Embaixadores D’Aldeia project

Ricardo Guerra, Vitor Roque, Cristina Rodrigues, Ana Lopes, Elsa Ramos, António Oliveira

471-473

Post-crisis communication: towards destination’s image repair or destination’s resilience creation?

María del Pilar Pascual Fraile, Pilar Talón Ballestero, Teresa Villacé Molinero, Antonio Ramos Rodríguez

479-482

O Turismo de Eventos nas Políticas Públicas das Cidades

Yoná da Silva Dalonso, Ricardo Ricci Uvinha, Ellen de Oliveira

495-497

COVID-19, Saúde mental e integração de políticas públicas no planejamento do turismo

Iara Lucia Gomes Brasileiro, Helena Luna Ferreira, Rayane Ruas, Walter Neto

525-527

Perspectivas de Baixo Carbono e Sustentabilidade do Turismo na Amazônia Brasileira

Análise da Projeção de Gee Equivalentes em dois Atrativos Turísticos em Manaus

Giancarlo Philippi Zacchi, Edileuza Lobato da Cunha, Francisco Irapuan Ribeiro, Gilberto Luiz de Souza Paula, Luiz Carlos da Silva Flores

529-531

A Análise de processos produtivos sobre a ótica da produção mais limpa aplicada em restaurantes

Gabriela Resende Yamamoto, Yoná Dalonso, Fernanda Cristina da Silva Ferreira, Mariana Falcão Brotero Duprat

549-551

Bolo de Rolo: From Luso-Brazilian Table to Pernambuco's Cultural and Gastronomic Identity

Lucivan Macena de Carvalho, Sarah Maroni Minasi, Vander Valduga, Felipe Borborema Cunha Lima

583-585

O Turismo Responsável e as suas relações com a experiência turística da Pessoa com Deficiência Intelectual

Érica Graciano Moreira, Jessica Siqueira Luiz, Carlos Alberto Lidizia Soares

599-601

Turismo, Lazer e Bem-estar: A Experiência de Pessoas com Deficiência Intelectual no Forte de Copacabana - Rio de Janeiro

Nicolas Lemos de Camargo, Jessica Siqueira Luiz, Carlos Alberto Lidizia Soares

607-609

Circular economy and sustainability: best practices in the restaurant sector

Beatriz Maia, Susana Silva, António Melo, Daniel Azevedo, Goretti Silva, Henrique Camões, Carla Melo

619-621

Sentiments on the Map: A Comparative Analysis of Online Tourist Reviews in Bragança's Attractions

Thiago Moraes, Jessica Ferreira, Elaine Scalabrini, Paula Odete Fernandes

623-625

The effects of Host-Guest interactions on destination image and loyalty

Dora Gomes, Alcina Gaspar Ferreira, Elisabeth Kastenholz

631-633

Innovative Approaches to Tourism Education: A Case Study of Collaborative Design Thinking for Sustainable Solutions

Maria Lurdes Martins, Paula Fonseca, Regina Brautlacht, Wendi Hulme, Kristi Julian

655-656

Exploring creative tourism on quality of life of older artisans

The case of Loulé Criativo

Hilal Akdemir, Maria Alexandra Patrocínio Rodrigues Gonçalves, José Manuel Sousa de São José

685-693

Social Networks, tourism, and experiences

Content analysis on tourist motivations for sharing content

Sergio López Salas, Ana Moreno-Lobato, Barbara Sofía Pasaco-González, Elena Sánchez-Vargas

739-753

Turistificação dos espaços e o overtourism

Bruna de Castro Mendes, Valéria Luiza Pereira Fedrizzi

755-765

Caraterização do enoturismo em Portugal em 2022

Veronique Nelly Paul Marie Joukes, Adelaide Cerveira, Francisca Anastácio

801-818

Pairing Experience in Olive Oil Tourism

practical application of an Olive Oil Digital Menu

Bebiana Monteiro, Mariana Oliveira, Marta Quintas, José António Silva, Marcos Sousa

849-866

Política de turismo em contexto de mudanças climáticas: A ótica dos stakeholders para a Amazônia Brasileira

Cláudia Helena Nunes Henriques, Jacqueline Maria Corá, Carlos Miguel Afonso

879-904

Projetos de aprendizagem colaborativa em turismo no ensino superior

Fernando Florim De Lemos, Florbela Machado, Sílvio Ribeiro

925-939

Responsabilidade ambiental dos turistas e suas implicações nas experiências de turismo sustentável

Josefa Laize Soares Oliveira, Ananda Aparecida Rossi Bastos, Érika Sayuri Koga, Jordana de Souza Cavalcante, Paulo Henrique Assis Feitosa

941–959

MICE Events: Challenges and Opportunities to the Tourism Sector

Susana Silva, Catarina Jardim, Cândida Silva, Dora Martins

1061-1076

Aprendizagens in loco proposta interdisciplinar. Bacharelado em Turismo – IFSP-CBT

Valéria Luiza Pereira Fedrizzi, Thiago Rodrigues Schulze, Marina Duarte Gomes Silva

1077-1095

Social Networks and the Engagement of the Resident Community in the Promotion of Tourism

The case of Maceira Digital

Vitor Roque, Ricardo Guerra, Ana Lopes, Cristina Rodrigues, Elsa Ramos, António Oliveira

1113-1137

Tourism trends in central region of Portugal

Manuel Brito, Carlota Lemos, Maria Lúcia Pato

1157 – 1171

Fatores que influenciam a experiência e satisfação do turista: O caso dos produtos verdes sustentáveis

Vítor Manuel Pinto Figueiredo, Ricardo Costa Guerra, Eduardo Gonçalves, José Alexandre Martins

1227-1241

Nudges no Termalismo

Uma Revisão Sistemática da Literatura

Vera Antunes, Cristina Estevão, Gisela Gonçalves

1281–1300

A importância da certificação no turismo de saúde e bem-estar

O caso das Termas de São Pedro do Sul

Ricardo Jorge da Costa Guerra, José Alexandre Martins, Daniela Pereira

1301-1313

Ver Todos os Números

"Turismo em tempos imprevistos: Em busca de novas direções"

O turismo tem-se afirmado como um catalisador da paz, da mudança e do desenvolvimento sustentável. No entanto, as abordagens em relação ao setor do turismo têm vindo a mudar drasticamente ao longo dos anos. À medida que entramos numa nova era, o mundo enfrenta desafios sem precedentes. A pandemia COVID-19, as alterações climáticas, o surgimento de tecnologias disruptivas e a crescente digitalização, a guerra na Ucrânia, a crise energética global e a inflação desenfreada estão a mudar profundamente o ritmo de desenvolvimento no mundo e a afetar drasticamente o setor do turismo. A Conferência Internacional INVTUR 2024 tem como objetivo refletir sobre as dinâmicas introduzidas por estas mudanças e prospetar novas abordagens e técnicas para o desenvolvimento adequado do setor do turismo. A Conferência Internacional INVTUR é um evento organizado pela Universidade de Aveiro, Portugal, desde 2010 e tornou-se numa das maiores conferências científicas na área do turismo a nível mundial. Ao longo dos anos, ganhou reputação como uma importante plataforma para a partilha de investigação de ponta e de ideias inovadoras na área do turismo. Nesta edição, espera-se que a INVTUR reúna académicos, investigadores, decisores políticos, profissionais do setor e especialistas de todo o mundo para discutir e partilhar as sua perspetivas, experiências e resultados das suas pesquisas na área do turismo. A Conferência Internacional INVTUR 2024 pretende partilhar e aplicar na prática o conhecimento científico produzido em diversos contextos geográficos e setoriais e num conjunto diversificado de tópicos, impactando a transformação dos destinos turísticos. A apresentação dos resultados de investigação e de boas práticas será feita através de várias sessões paralelas, discursos de oradores principais, sessões especiais e eventos relacionados. Paralelamente à conferência académica, serão realizados debates envolvendo académicos e profissionais do setor. No geral, os participantes da conferência terão a oportunidade de reforçar o trabalho em rede e estabelecer contacto com vários intervenientes do setor, no sentido de utilizar os resultados da investigação no melhor interesse da comunidade científica, do setor do turismo e da sociedade em geral. Ao promover a colaboração e a troca de conhecimento entre os diversos intervenientes da indústria do turismo, a Conferência Internacional INVTUR 2024 visa contribuir para um futuro mais sustentável e equitativo para todos.