Measuring the Impact of Hofstede's Cultural Dimensions on Tourist Behaviour A Systematic Literature Review
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Resumo
Este artigo consiste numa revisão sistemática da literatura sobre o impacto das dimensões culturais de Hofstede no comportamento dos turistas. O processo de revisão resultou numa amostra final de 19 artigos (de 2000 a 2023), incluídos em 16 revistas diferentes, que foram utilizados na análise. O estudo identificou 19 comportamentos dos turistas que são influenciados pelas dimensões culturais de Hofstede, nomeadamente: atividades turísticas dinâmicas, atividades turísticas passivas, alojamento centralizado, transporte via automóvel, viagens de grupo, elevada distância de deslocação, elevado planeamento da deslocação, preferir deslocar-se no sentido dos ponteiros do relógio, aquisição de pacotes de férias, aquisição de visitas guiadas, disponibilidade para pagar férias de luxo, disponibilidade visitar destinos de férias famosos, visitar destinos culturalmente semelhantes, constrangimentos das turistas do Bangladesh, comportamentos éticos, satisfação do visitante, intenção de revisitar um destino, reclamação através de ações públicas e reclamação através de ações privadas. O estudo destaca ainda as diferenças entre as dimensões culturais nacionais e as dimensões culturais individuais.