Challenges of Hotel Management in Historic Buildings
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Resumo
Este estudo consiste numa abordagem exploratória sobre a problemática dos hotéis históricos e, mais concretamente, na identificação dos principais desafios que se colocam na gestão hoteleira destes espaços com caraterísticas arquitetônicas e funcionais muito específicas. O processo de adaptação de edifícios históricos para se converterem em estabelecimentos de alojamento é encarado numa perspetiva da inovação, de diferenciação de mercado e de aumento da qualidade de serviço. Contudo, este processo de adaptação aporta desafios inerentes à gestão hoteleira, não só na perspetiva operacional, mas também na perspetiva conceptual. O estudo que serve de base a esta reflexão crítica baseia-se num trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula, envolvendo professores e alunos de diferentes unidades curriculares, estruturando aquilo que se designa de projeto interdisciplinar. O trabalho de investigação com os respetivos alunos consistiu na aplicação do método científico e no desenvolvimento de um estudo empírico de caráter qualitativo, optando-se pela recolha de dados através da realização de conjunto de entrevistas a diretores de hotéis com estas caraterísticas. Os estudantes trabalharam individualmente a problemática da gestão hoteleira em edifícios históricos sob distintas perspetivas, nomeadamente: as estratégias de conservação de edíficos históricos que albergam este tipo de empreendimentos turísticos; o perfil dos colaboradores mais frequentemente associadas a este segmento hoteleiro; os desafios ao nível da sustentabilidade e da acessibilidade inerentes a esta tipologia de edíficos; bem como o tipo de estratégias de marketing aplicadas por este segmento de hotéis, tendo sido recolhida até ao momento uma amostra muito diminuta. Tratando-se de um trabalho em progresso, com este artigo pretende-se apresentar o enquadramento do trabalho realizado em contexto de sala de aula, de que forma se interliga com o setor profissional e quais os resultados esperados com este estudo, ainda que de forma exploratória.