A Conferência Internacional INVTUR é um evento organizado pela Universidade de Aveiro, Portugal, desde 2010 e tornou-se numa das maiores conferências científicas na área do turismo a nível mundial. Ao longo dos anos, ganhou reputação como uma importante plataforma para a partilha de investigação de ponta e de ideias inovadoras na área do turismo.

A INVTUR tem como objetivo apresentar investigação de relevância que contribua para o debate e aponte novas abordagens e paradigmas emergentes no setor do turismo. Também pretende partilhar e aplicar o conhecimento científico na prática que afeta a transformação dos destinos. Todas as edições da INVTUR contam com a participação de palestrantes de renome internacional, os Keynote speakers, que partilham com a audiência conhecimento nas suas principais áreas de investigação. As melhores práticas de turismo são, ainda, apresentadas através de uma série de sessões paralelas e eventos especiais. Paralelamente à conferência, são realizadas discussões envolvendo académicos e representantes do setor empresarial e organizações públicas. No geral, os participantes têm a oportunidade de fortalecer parcerias ou estabelecer novos contactos, incluindo investigadores, profissionais do setor e entidades governamentais, através do diálogo e da partilha de conhecimento para uma melhoria do setor do turismo e da sociedade em geral.