Demand Trends on European Thermalism

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joana Alegria Quintela
Dália Liberato
Paulo Neto
Pedro Liberato
Filipa Brandão

Resumo

O termalismo é uma forma popular de terapia que envolve a utilização das propriedades curativas das águas minerais para fins de saúde e bem-estar. Na Europa, o termalismo tem uma longa história e é amplamente praticado em muitos países do continente (Rawlinson & Heap, 2017). Nas últimas décadas, a saúde e o bem-estar tornaram-se importantes motivos de consumo, atraindo o interesse de investigadores de diferentes disciplinas. No entanto, um dos desafios actuais na investigação académica e na indústria do turismo de bem-estar é o desenvolvimento concetual relacionado com o termo-chave bem-estar. Nos últimos anos, o termalismo clássico, centrado essencialmente na dimensão "cura", foi substituído pelo termalismo moderno, que se baseia particularmente na dimensão "bem-estar", e a oferta está mais centrada em motivações terapêuticas preventivas, combinadas com aspectos recreativos e turísticos. Seguindo esta tendência, as termas começam a recuperar algum dinamismo na aposta numa oferta diversificada, que considera não só os pressupostos terapêuticos mas também uma perspetiva holística, que inclui simultaneamente os pressupostos de saúde e bem-estar. Esta investigação tem como objetivo analisar os principais destinos termais europeus, de forma a traçar o perfil da procura. Para cumprir este objetivo, foi utilizada uma metodologia de abordagem qualitativa, com recurso a entrevistas semi-estruturadas. Nas principais conclusões, é possível destacar uma mudança no perfil do consumidor na Europa, que caminha para uma procura mais jovem, com serviços mais especializados e focados no bem-estar físico e psicológico, para além dos ditos "clássicos".

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Edição
Secção
Resumo alargado
Biografia do Autor

Joana Alegria Quintela, Universidade Portucalense - Departamento de Turismo, Património e Cultura

Joana Alegria Quintela é Professora Assistente na Universidade Portucalense (UPT) e Chefe do Short Master - Sommelier e Global Wine Market e tem sido a coordenadora da licenciatura em Turismo entre Setembro (2019-2020). É Doutorada Europeia em Turismo (2021), e Mestre em Planeamento e Gestão Turística, pela Universidade de Aveiro (2008), e Licenciada em História das Artes pela Faculdade de Letras e Humanidades da Universidade do Porto (FLUP, 2003). Possui também um Curso de Especialização em Gestão Hoteleira, emitido pela Associação dos Directores de Hotelaria de Portugal, Lisboa (ADHP, 2017).

Ao longo da sua carreira profissional, desempenhou várias funções operacionais, e cargos de gestão na indústria hoteleira (hotéis, restaurantes e SPA) em Portugal e no estrangeiro. Durante um período de 5 anos, acumulou estas funções com as de formadora, coordenadora de estágios, e consultora em Turismo e Gestão Hoteleira, trabalhando em várias empresas do sector.

Foi-lhe concedidas bolsas de doutoramento pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT). Desde 2018, lecciona os Bacharelatos em Turismo e Gestão Hoteleira e Mestrado em Turismo e Hotelaria no Departamento de Turismo, Património, e Cultura da UPT. Foi responsável pela coordenação da licenciatura em Turismo (2019/2020), e é supervisora de estágios curriculares, promovendo um conjunto de parcerias com vários intervenientes no sector. Como investigadora, é membro integrado do "Grupo de Investigação Territorial e Desenvolvimento" da REMIT - Investigação em Economia, Gestão e Tecnologias da Informação (UPT). Durante a última década, participou em várias conferências internacionais desde 2009 e tem publicado artigos científicos em revistas internacionais de referência, capítulos de livros, e artigos de opinião sobre publicações especializadas em turismo. É também membro dos conselhos editorial e científico de revistas académicas, bem como editora convidada. Os seus interesses de investigação centram-se no turismo e hospitalidade, qualidade de serviço, saúde e turismo de bem-estar, com ênfase no marketing, sustentabilidade, felicidade, e qualidade de vida. Ao longo dos últimos anos, participou como coordenadora e investigadora de diferentes projectos ERASMUS +.