Tourism literacy: um conceito e competências para trazer um olhar mais sustentável e ético ao turismo.
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Resumo
Objetivos | Esta investigação tem como objetivos fundamentais procurar:
- Definir o conceito de Tourism Literacy (doravante TL);
- Apresentar uma proposta de competências, que permita aos investigadores e demais stakeholders avaliar as competências neste âmbito, podendo, por isso, ser aplicada em estudos futuros; ou seja: procurar compreender o papel dos mediadores envolvidos neste processo, quem são e como se relacionam, através dos seus canais de comunicação; como se tornam competentes e literatos, numa relação que faz parte de um processo educomunicativo, no qual existem sempre as fases de preparação, experiência e aprendizagem e em que todos são educadores não formais, estabelecem conexões, direcionando as suas ações para o desenvolvimento integral do ser humano;
- Demonstrar que estas competências têm uma relação estreita com a comunicação e os media, cada vez mais determinante na comunicação turística e que, sendo aplicadas, contribuirão para os mediadores (todos os envolvidos no processo turístico) possam ter páticas mais consonantes com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e as propostas da OMT (Organização Mundial do Turismo) relativas à sustentabilidade, cultura, ética e diálogo intercultural.
Metodologia | São analisados os papéis e as produções mediáticas de três Destination Management Organizations (DMOs) do Algarve/Portugal (Região de Turismo do Algarve - RTA, Associação de Turismo do Algarve - ATA e Câmara Municipal de Faro). Com base nos modelos de Pérez-Rodríguez e Delgado-Ponce (2012), Ferrés e Piscitelli (2012) e Scolari et. al. (2018), elabora-se uma proposta de Competências em TL, apontando dimensões essenciais para a existência de uma literacia no campo da indústria do turismo, considerando que a TL fará parte de um processo de aprendizagem contínuo e holístico, integrado numa nova ecologia de múltiplas literacias. Após a Revisão de Literatura, procedeu-se à definição dos domínios, dimensões e indicadores, de forma a estabelecer um mapa concetual das principais características de quem possui TL: proposta de competências (já validada por peritos).
Os mediadores foram abordados através da aplicação de uma entrevista estruturada. O objetivo era conhecer as suas prioridades estratégicas na planificação e implementação dos processos de comunicação nas suas instituições. Posteriormente, foi realizada a recolha de conteúdos das suas plataformas de Facebook, Twitter, Instagram e YouTube e estamos no processo de análise qualitativa dos mesmos, de acordo com a proposta desenvolvida por Borges e Sigiliano (2021), apostando numa triangulação metodológica, que nos permita comprovar a existência de sinais de TL.
Principais resultados e contributos | Sendo a formação do conhecimento contínua, gerada no processo de comunicação/meios de comunicação, holística e em ambientes formais e informais, no qual somos todos "prosumers/produsers", temos de balizar novos modelos de aprendizagem. Identificar competências que nos transformem em cidadãos mais ativos e críticos, possuidores de competências que nos permitam agir conscientemente no nosso habitat comunicativo e na vida social é um dos resultados que consideramos importante nesta investigação, bem como o aprofundamento do conhecimento dos processos de mediação ligados ao turismo. A identificação de competências especificamente em TL, não só melhorará a compreensão da atividade e tudo o que envolve, mas trará ferramentas para ampliar práticas consonantes com um melhor e mais amplo desenvolvimento social/comportamental e conducentes a um olhar mais sustentável e ético nos sujeitos participantes no processo turístico.
Limitações | A maior limitação identificada prende-se com o facto de não se conseguir, no tempo desta investigação, alargar a amostra a turistas, fator que nos permitiria conclusões mais profundas.
Conclusões | Viajar é objeto de muito debate e análise em instituições globais, organizações locais, jornalistas e investigadores. Fenómenos como o overtourism e a turismofobia (práticas insustentáveis do turismo de massas) afetam a relação entre os que estão ligados a esta indústria. A sustentabilidade como preocupação global desafia o pensamento e a capacidade de transformar esta prática em algo que Tejedor (2021:38) vê como caracterizado por "solidariedade, alteridade, companheirismo, curiosidade, ilusão, aprendizagem, cultura". E destaca claramente a dimensão de aprendizagem.
Apesar das limitações, estamos confiantes (e os resultados obtidos assim nos apontam) que a TL e as competências a ela associadas nos permitirão a construção de uma sociedade melhor, na qual a importância de incentivar o diálogo, a leitura das comunidades com empatia e a criação de laços de solidariedade entre a diversidade do próprio território, os habitantes e o turista, se torna central. A TL não se dissocia de um Ethos ligado às questões da participação, da criatividade, da cidadania literata (Fantin, 2022) e dos valores éticos, presentes na relação com o Outro, com o Ambiente e com o Património, tal como destacado no Código Global de Ética para o Turismo, ou nos ODS.
Referências bibliográficas
Borges, G. e Sigiliano, D. (2021). Qualidade Audiovisual e Competência Midiática: proposta teórico-metodológica de análise de séries ficcionais. Anais Do XXX Encontro Anual Da Compós. Pontifícia Universidade Católica De São Paulo, https://bit.ly/42A4n99
Fantin, M. (2022). Literacia midiática: dimensões críticas, éticas e estéticas. Seminários de Formação em Literacia Midiática – Literacia Mediática. Observatório da Qualidade no Audiovisual. https://www.youtube.com/watch?v=EeHCBcmpowU
Ferrés, J. & Piscitelli, A. (2012). La competencia mediática: Propuesta articulada de dimensiones e indicadores; media competence. articulated proposal of dimensions and indicators. Comunicar, 19(38), 75-82. https://doi.org/10.3916/C38-2012-02-08
Pérez-Rodríguez, M. A., & Delgado-Ponce, A. (2012). From digital and audiovisual competence to media competence: Dimensions and indicators. Comunicar, 39, 25-34. https://bit.ly/3PyRXKO
Scolari, C. A., Masanet, M. -., Guerrero-Pico, M. & Establés, M. -. (2018). Transmedia literacy in the new media ecology: Teens' transmedia skills and informal learning strategies. Profesional De La Informacion, 27(4), 801-812. http://dx.doi.org/10.3145/epi.2018.jul.09
Tejedor, S. (2021). Manual para le creación de guías de viajes. Cómo contar el mundo en la era COVID-19. Col. Manuales. Editorial UOC