Digital Marketing and the Metaverse insights from a tourism perspective

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Sónia Avelar
Teresa Borges-Tiago
João Pedro Aguiar

Resumo

O metaverso surge como uma plataforma que permite aos seus utilizadores viver experiências que transcendem os limites do mundo físico e que serão integradas no quotidiano e aplicadas a várias áreas (Ning et al., 2023). Esta plataforma traz mudanças significativas em aspetos fundamentais da interação e comunicação do consumidor (Mystakidis, 2022) e da sua perceção de produtos e serviços (Gursoy et al., 2022). Além disso, também oferece aos profissionais de marketing e marcas novas possibilidades de interagir com o seu público-alvo. Dadas essas mudanças, que podem ser diretamente atribuídas ao ambiente tridimensional da plataforma e aos princípios e filosofias que a regem, os profissionais de marketing digital devem ser proativos na compreensão e adoção do metaverso (Gursoy et al., 2022).
Numa fase sem precedentes de rápido desenvolvimento, o metaverso aplica tecnologias como a rede 5G, cloud computing, visão computacional, blockchain e inteligência artificial, que constituem a sua base tecnológica, a diversas áreas (Ning et al., 2023). Descrito como a próxima versão da internet, a Web 3.0, apresenta grandes oportunidades para os profissionais de marketing (Dwivedi et al., 2022). O metaverso pode ser aplicado a áreas como saúde e educação para resolver dificuldades e problemas (Dwivedi et al., 2022), e cultura, viagens e turismo, permitindo infinitas e ilimitadas novas experiências (Ning et al., 2023).
O desenvolvimento do marketing digital é inseparável do desenvolvimento tecnológico (Desai, 2019). Por esse motivo, os profissionais de marketing devem ser proativos na identificação, compreensão e adoção de novas tecnologias que possam ser usadas como ferramentas de comunicação e publicidade, branding, engagement e atendimento ao cliente (Gursoy et al., 2022).
O metaverso e a sua aplicação na indústria de turismo e hospitalidade têm sido objeto de estudo, centrando-se no aumento do envolvimento do cliente, expansão do seu alcance e criação de experiências únicas (Buhalis et al., 2023b). Assim, este trabalho desvenda as principais áreas de investigação e aquelas que precisam de ser fomentadas no campo do turismo e hotelaria.

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Resumo alargado