Os custos da sustentabilidade no investimento em hotelaria através da fórmula de Hubbart
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Resumo
Objetivos: As questões à volta da sustentabilidade estão em crescendo na consciência ambiental dos clientes da hotelaria, havendo estudos como o da Acierto.com (2021) segundo o qual, 6 em cada 10 clientes tendem a optar por fornecedores comprometidos com a sustentabilidade, sendo que 30% dos mesmos se predispõem a pagar mais por um hotel que tenha estas características. Acresce que o setor dos hotéis e alojamentos é também identificado como sendo responsável por 10% das emissões anuais de CO2 na oferta turística (O’Flynn, 2021).
No seguimento, surge o objetivo deste artigo. Apresentar uma contextualização do investimento em hotelaria, neste caso num hotel de mid-market, e verificar se o posicionamento ambiental de raiz torna a unidade competitiva face a um investimento tradicional, que não observe estes requisitos. Em síntese, é competitivo apostar na criação de um hotel sustentável face a um que não tem esta orientação de forma clara?