O papel das TIC na sustentabilidade sociocultural percecionado por artesãos de turismo criativo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Arturo Jorge Sousa
Ana Filipa Brandão

Resumo

Objetivo | Analisar o papel das TIC percecionado pelos artesãos para a promoção da sustentabilidade sociocultural de destinos turísticos criativos.


Metodologia | Realização de 30 entrevistas a artesãos de Barcelos e de Óbidos efetuadas durante os meses de abril e de maio de 2023. A análise das entrevistas foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo com suporte do software webQDA. Também é feito um estudo comparativo entre as localidades de Barcelos e de Óbidos em termos de perceções dos artesãos relativamente ao papel das TIC nos construtos da sustentabilidade sociocultural – aprendizagem, divulgação do património, envolvimento da comunidade local, igualdade e inclusão, inovação, preservação do património, resiliência, satisfação, segurança no destino e vitalidade.


Principais resultados e contributos | Como principais resultados destaca-se a existência de diferenças significativas entre as localidades da investigação, tanto no número de artesãos como nas suas perceções e comportamentos quanto às TIC. A análise de conteúdo efetuada totalizou 26 subcategorias configuradas nas seguintes categorias: Categoria 1 - Atividade dos artesãos; Categoria 2 - Caraterização dos clientes; Categoria 3 - Papel da comunidade local na atividade dos artesãos; Categoria 4 - Redes de colaboração formal e informal; Categoria 5 - TIC promotoras de preservação do património local; Categoria 6 - TIC promotoras de segurança do destino e Categoria 7 - Utilização das TIC.


Como principais contributos sobressai a análise integrada realizada ao nível das perceções dos artesãos entrevistados relativamente aos construtos da sustentabilidade sociocultural percecionados nas respetivas localidades (aprendizagem, divulgação do património, envolvimento da comunidade local, igualdade e inclusão, inovação, preservação do património, resiliência, satisfação, segurança no destino e vitalidade), sendo que da revisão da literatura efetuada resultaram 11 pressupostos, dos quais empiricamente foram confirmados oito e rejeitados os pressupostos que definiam três dos construtos da sustentabilidade sociocultural – envolvimento da comunidade local, inovação e satisfação.


 


Limitações | As limitações existentes deste estudo são assentes na realização das entrevistas por telefone porque esta opção condicionou o diálogo existente entre os artesãos e os investigadores.  Além disso, vários contactos telefónicos encontrados nos websites das câmaras municipais de Barcelos e de Óbidos estavam desativados ou fora de serviço, assim como, nem todos os telefonemas não atendidos foram retornados. O número de entrevistados poderia ter sido superior caso alguns dos artesãos contactados tivessem aceitado realizar a entrevista.


Conclusões | Como principais conclusões, este estudo confirma as potencialidades das TIC na promoção da sustentabilidade sociocultural de destinos turísticos criativos sendo que é recomendado aos artesãos e aos criativos detentores ou não de empresas criativas a tirarem melhor proveito das potencialidades das TIC particularmente ao nível dos construtos não confirmados com o estudo empírico, portanto, ao nível do envolvimento da comunidade local, da inovação e da satisfação de visitantes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Edição
Secção
Resumo alargado