Consumidor turístico no pós-Covid-19 Motivações e padrões de viagem

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sónia Avelar
Beatriz Raposo
Teresa Borges-Tiago

Resumo

O aparecimento do coronavírus de 2019 e as políticas tomadas para o combater
originaram uma transformação no comportamento dos indivíduos. Assim, tornou-se
essencial, por parte dos negócios, esta adaptação ao novo consumidor e às suas
preferências. Este trabalho foca-se na análise do impacto da Covid-19 no consumidor
turístico, pois o turismo foi uma das áreas mais afetadas com a pandemia. Foram
utilizados dados secundários para investigar esta influência.
Os dados demonstram concordância com o enquadramento teórico da temática.
Verificou-se um aumento de frequência de viagem para viagens de caravana/ viagem de
estrada e GAP year, que permitem o distanciamento social. Os fatores principais ao
realizar uma viagem demonstram ser visitar família e/ou amigos, natureza, cultura e
sol/praia. Fatores como características naturais e o nível de segurança possuem relevância
na lealdade e fidelidade ao destino. A segurança revelou-se, como esperado, um fator de
grande importância na sua escolha. Quanto às fontes de informação, destaca-se as
recomendações de amigos e família e os meios online. É interessante, também, afirmar
que, segundo a amostra em análise, a implementação de menus digitais ou QR Code nos
restaurantes é mais importante que a utilização de robôs de segurança para hotéis e
aeroportos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Edição
Secção
Resumo alargado