Os impactos do Destination Branding no desenvolvimento e identidade dos territórios: O caso da Região Centro de Portugal
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Resumo
Diante da necessidade de identificação e diferenciação de territórios em um contexto global amplamente dinâmico e competitivo, o destination branding surge como uma ferramenta estratégica para estabelecer uma marca, identidade distintiva e atrativa para uma região específica, neste caso, a Região Centro de Portugal. A implementação de políticas associadas ao branding territorial nesta região pode impactar diretamente o desenvolvimento socioeconômico sustentável, a preservação da identidade cultural e a promoção de experiências mais autênticas para visitantes e residentes.
O problema de pesquisa surge da evidente complexidade territorial na Região Centro, caracterizada pela diversidade geomorfológica, etnográfica e socioeconômica. Nesse contexto, a questão central é compreender como o destination branding influencia o desenvolvimento e a identidade dos territórios/sub-regiões, e como as suas respectivas políticas e estratégias incorporam as características singulares de cada uma.
Portanto, este estudo visa analisar e contextualizar, inicialmente, os elementos fundamentais do destination branding. Posteriormente, busca-se examinar como as respectivas estratégias são implementadas em destinos turísticos em destaque analisados nos estudos de caso. A seguir, propõe-se uma breve análise geral sobre a Região Centro de Portugal e suas características. E por fim, como objetivo principal pretende-se investigar, a partir de análises exploratórias e qualitativas complementares, se as estratégias de destination branding são aplicadas na Região Centro e, em caso afirmativo, de que forma conseguem abranger diversos territórios significativamente heterogêneos entre si. Essa avaliação busca proporcionar uma reflexão sobre o tema em questão, assim como promover discussões e contribuições empíricas relevantes por meio de evidências e conclusões teóricas baseadas nos resultados e dados coletados.