Projetos de aprendizagem colaborativa em turismo no ensino superior
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Os processos de aprendizagem colaborativa na área do turismo funcionam como uma abordagem pedagógica dinâmica e interativa que têm vindo a ser desenvolvidos no âmbito de intercâmbios entre instituições de ensino superior. Esta metodologia de projeto fomenta a cooperação entre alunos, incentiva ao trabalho colaborativo para alcançar objetivos de aprendizagem comuns, sendo que os mesmos podem assumir diferentes tipologias como análise de casos, conceção e desenvolvimento de produtos, análise e tendências de mercados, boas práticas no setor, estudos internacionais, entre outros. Os procedimentos e técnicas a serem implementados requerem a definição de objetivos claros, papéis bem definidos, avaliação de desempenho individual, bem como do grupo, sendo de grande importância a intervenção dos professores responsáveis no sentido de prestarem orientação e darem feedback ao longo do projeto. Este artigo visa apresentar alguns projetos desenvolvidos na área da educação e formação no turismo, com base nesta metodologia, entre uma universidade portuguesa (Universidade de Aveiro) e uma universidade brasileira (FATEC de Lins).