Aprendizagens in loco proposta interdisciplinar. Bacharelado em Turismo – IFSP-CBT

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Valéria Luiza Pereira Fedrizzi
Thiago Rodrigues Schulze
Marina Duarte Gomes Silva

Resumo

Objetivos | O objetivo geral dessa proposta piloto foi a utilização das aprendizagens in loco para os discentes do curso de Bacharelado em Turismo, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Cubatão (CBT) na cidade de Santos (SP-Brasil), buscando validar os aspectos como a flexibilidade curricular, interdisciplinaridade, e sobretudo a integração dos conteúdos e componentes curriculares nos semestres iniciais do curso, consistindo assim, numa estratégia ligada à permanência, diminuição da evasão e aumento do êxito estudantil no curso, através de atividades do tipo aprendizagens in loco. O presente texto reflete o trabalho realizado por 2 semestre letivos de atividades (2023/1 e 2023/2), divididas em dois blocos estruturados.  O destino turístico eleito para essas atividades foi a cidade de Santos, devido sua consolidação, segmentação turística, proximidade geográfica com o IFSP-CBT, campus ofertante do curso de Bacharelado em Turismo, além da parceria estabelecida com a Secretária de Turismo da cidade, que oferece isenção das taxas de visitação, aos atrativos turísticos para os discentes e docentes. O primeiro bloco contou com 3 atividades, e o segundo bloco com mais 3 atividades, todas sequenciais e relacionadas aos componentes curriculares ofertados para os discentes, inscritos respectivamente no primeiro semestre letivo, e segundo semestre letivo (turmas iniciais do ciclo formativo).


 


 


Metodologia | O presente texto buscou refletir sobre as aprendizagens in loco, utilizando-a como estratégia metodológica interdisciplinar no curso de Bacharelado em Turismo. O curso de Bacharelado em Turismo do (IFSP-CBT), teve início em 2018, entretanto passou por reformulação em 2023, e em sua última versão do Projeto Pedagógico de curso (PPC) propõem-se a integração dos conteúdos e componentes curriculares do curso. Surgindo, assim a proposta piloto de dois blocos estruturados de atividades, ao longo de 2 semestre letivos (2023/1 e 2023/2), com os discentes inscritos nos ciclos formativo iniciais.


 


Após sondagem inicial, identificaram-se os pilares técnicos dos ciclos iniciais, primeiro e segundo semestres iniciais, nesse sentido retrata uma pesquisa exploratória e descritivo. O primeiro bloco de atividades transpassou pelos componentes curriculares: Turismofologia 1, com 5 aulas semanais e total de 71,2 horas; Lazer e Recreação, com 3 aulas semanais e total de 42,3 horas, e Hospitalidade, com 2 aulas semanais e total de 28.5 horas. E o segundo bloco de atividades ocorreu dentro dos componentes curriculares: Turismofologia 2, com 3 aulas semanais e total de 42,3 horas e Turismo e Hospitalidade com 2 aulas semanais e total de 28.5 horas, e Arranjo do Produto Local (APL) curricularização da Extensão com 5 aulas semanais e total de 71,2 horas.


Quanto a escolha do destino turístico, partiu-se da premissa que as destinações turísticas existentes próximas à localidade ofertante do curso podem ser utilizadas como dispositivos de aprendizagem, escolheu-se a cidade de Santos devido seu rico patrimônio, facilidade de acesso dos discentes, parceria com a Secretaria de Turismo da cidade, e consolidação da atividade turística na cidade. Utilizou-se do método etnográfico, durante as atividades de campo, onde os docentes apresentaram os atrativos e os discentes interagindo com o ambiente turístico in loco, sendo possível interação inclusive com os turistas e anfitriões dos atrativos analisados.


 


 


Principais resultados e contributos | Num primeiro momento, foi identificada a possibilidade de pertinência da atividade ser realizada com os semestres iniciais formativos, com o propósito não apenas de se apresentar as localidades próximas ao campus de oferta, uma vez que o curso recebe alunos de diferentes cidades, mas também de apresentação de conceitos básicos de turismo in loco, bem como possibilidades de inserção profissional, estimulando assim estratégias de permanência, redução de evasão, e estímulo ao êxito estudantil. A atividade realizada nos semestres inicial do curso permite ainda a integração entre os alunos, recém-chegados ao curso.


 


Durante a preparação da atividade os docentes identificaram como pertinentes os seguintes temas que foram trabalhados nos componentes curriculares, e que seriam elucidados ao longo do roteiro: 1) Patrimônio – patrimônio cultural; 2) Atrativos turísticos; 3) Dimensão pública da hospitalidade; 4) Perfil dos turistas; 5)Roteiros turísticos. Ainda que pensados os cinco temas trabalhados nas atividades em função dos componentes curriculares, foi possível observar que, ao longo da visita, e durante a interação com os discentes, muitos utilizaram das palavras com seus conhecimentos prévios, o que contribui sobremaneira para o aprendizado em grupo, preocuparam-se também acerca de como a cidade recebe seus turistas, quais suas características, ainda que estejam em estágio inicial de aprendizagem.


 


Limitações | As limitações preponderantes para as atividades de aprendizagem in loco foram a ncessidade do acompanhamento de Guia de Turismo especializado, pois, mesmo com a formação dos docentes envolvidos no acompanhamento das visitas, a visão do Guia de Turismo, poderia contribuir para a fluidez do percurso. Outras questões abordadas pelos prórprio docentes, recairam pela carência de um professor historiador durantes as atividades, outro desafio foi mensurar o tempo das atividades, pois de acordo com o acolhimento no atrativo turístico, o tempo de explanação dos interventores (monitores do local) é direfente a cada visita, pois muito do que se apresenta passa pela própria subjetividade do intervento.


 


Conclusões | Traçando algumas considerações iniciais acerca das aprendizagens in loco, realizadas na Santos, observou-se a presença maciça dos discentes em todas as visitas, ainda que sendo realizada no sábado. A localidade não influenciou o interesse dos alunos, mesmo sendo uma cidade do seu entorno habitual, pois acredita-se que muitos desses inclusive já passaram pelo centro histórico, ou pela orla da praia de Santos, em algum momento. Quanto ao engajamento dos discentes, notou-se mais interesse dada a dimensão de incorporar três componentes curriculares, dando mais força para as intervenções docentes. Além, do compartilhamento das tarefas da condução da visita, quando temos mais do que um professor envolvido, inclusive nos cuidados com o grupo.

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