Representações e organização das viagens turísticas na Estrada Nacional 2 Estudo exploratório
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Não obstante o assinalável reconhecimento nacional (e mesmo internacional) alcançado pela Estrada Nacional 2 (EN2) enquanto atrativo turístico e propósito de viagem para uma procura significativa, o conhecimento acerca de muitas das dimensões desta realidade emergente é ainda escasso e, frequentemente, fragmentado. A sua condição de itinerário nacional, que percorre 35 municípios e quatro regiões turísticas se, por um lado lhe dá escala para se projetar aquém e além fronteiras, confere-lhe também dificuldades de governança, inerentes ao facto de ser uma realidade multi-escalar e, acima de tudo, multi-organizacional.
Neste sentido, procedeu-se a uma análise quantitativa, através do software de análise de dados SPSS, dos resultados obtidos a partir de 348 questionários validados. A recolha de dados decorreu de agosto de 2022 a setembro de 2023 com uma amostragem não probabilística realizada, essencialmente, a partir das redes sociais.
A partir dos objetivos de estudo propostos, os resultados apresentados permitem, em traços muito gerais, perceber alguns dos comportamentos do visitante de EN2.