Da Tela para a Aldeia: Monsanto e o Turismo Cinematográfico – um estudo de caso

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Cristina Mouta
Miguel Nogueira
Carla Melo

Resumo

Objetivos | Os objetivos desta investigação consistem em perceber o impacto em termos económicos nas atrações, e nos destinos turísticos, resultante das filmagens dos locais, e consequente aparecimento em séries e cinema. Em específico, pretende-se avaliar o grau de conhecimento empírico sobre este conceito (turismo cinematográfico), identificar as motivações dos turistas para a prática deste tipo de turismo e avaliar os pontos positivos e negativos do turismo cinematográfico no desenvolvimento de uma localidade. De forma a melhor compreender o efeito do turismo cinematográfico em Portugal, procurou-se analisar o impacto das gravações da série “House of the Dragon” na aldeia de Monsanto.


 


Metodologia | Para a elaboração deste estudo foram utilizadas duas metodologias: a análise qualitativa, através da realização das entrevistas, e a análise quantitativa através da elaboração e aplicação de um questionário, ambas com o objetivo de recolher as informações e os dados relevantes para a realização da investigação. De modo a sustentar esta escolha, Gouveia (2012, p.56) refere que a pesquisa qualitativa permite “perceber com maior profundidade o tema em estudo, as suas particularidades, indagar sobre o seu ajustamento à realidade e afinar o modelo de pesquisa quantitativo”. Por outro lado, segundo Esperón (2017, p.1), a pesquisa quantitativa permite “identificar a natureza profunda das realidades, seu sistema de relações, sua estrutura dinâmica.”


Assim sendo, o questionário foi administrado junto dos residentes, dos comerciantes e dos turistas da aldeia de Monsanto, tendo-se obtido 137 questionários válidos. Por outro lado, as entrevistas foram realizadas a entidades ligadas ao turismo cinematográfico e a Monsanto, sendo elas, o Posto de Turismo de Monsanto, a Porta Raiana e a Sagesse Productions.


 


Principais resultados e contributos | Os principais resultados obtidos nas entrevistas e nos questionários permitiram perceber que todos os participantes reconhecem o turismo cinematográfico como sendo uma tipologia em desenvolvimento, percebendo-se também que, apesar de ser um tipo de turismo pouco conhecido, está em crescimento. Acredita-se que, futuramente poderá ter impactos bastante positivos nas regiões, quer em termos económicos, quer em termos sociais e infraestruturais. Além disso, percebeu-se que o turismo contribuiu para o desenvolvimento da aldeia de Monsanto; foi possível compreender que se verificou um aumento do número de turistas na aldeia. No entanto, há falta de dados e/ou evidências que permitam relacionar esse aumento com as gravações da série “House of the Dragon” no local, ou se este foi motivado por outras razões. O impacto sentido a nível de infraestruturas e criação de serviços foi praticamente nulo, apenas se registou um aumento (mas quase) irrelevante no número de alojamentos disponíveis.


Portugal poderá vir a distinguir-se como um destino de turismo cinematográfico, tendo em conta que está a ser desenvolvido um trabalho conjunto, a nível de produtores locais e da autoridade governante, em termos infraestruturais, administrativos e fiscais. Este trabalho tem como principal objetivo, a atração de mais produções para o território nacional, visto que, é uma indústria em constante crescimento e que beneficia vários outros setores, ligados direta e indiretamente ao turismo.


Contudo, conclui-se que, Portugal ainda possui uma grande margem para progredir no que diz respeito à evolução do turismo cinematográfico, tornando-se necessário mudar mentalidades e levar as pessoas a entenderem que o turismo cinematográfico é uma tipologia de turismo diferenciada de todas as outras, visto que, pode ser praticado em qualquer altura do ano. É um tipo de turismo que leva as pessoas a visitarem locais que nunca pensaram visitar, motivados apenas pelo cenário presente num filme ou numa série.


 


Limitações | A principal limitação deste estudo prende-se com a dimensão da amostra considerada (137 inquéritos válidos), que apesar de se pretender entrevistar residentes, turistas, visitantes, comerciantes, na prática tornou-se difícil administrar o inquérito, dado a população de Monsanto ser reduzida e envelhecida demonstrando pouca empatia e disponibilidade para responder aos inquéritos. Ainda no que diz respeito à recolha de dados, no processo de elaboração das entrevistas, também a falta de tempo e de disponibilidade por parte de alguns dos possíveis entrevistados, acabou por comprometer a qualidade do processo de recolha dos dados, uma vez que, foram realizadas inúmeras tentativas de contacto e de agendamento, sem qualquer êxito. Inicialmente, um dos objetivos deste estudo compreendia a realização de um maior número de entrevistas, de forma a conseguir obter diferentes perspetivas, oriundas das diferentes partes envolvidas, o que permitiria obter uma visão mais realista e fundamentada.  Outra limitação deste estudo está relacionada com o momento em que foi feito, dado que a projeção da série na televisão tinha sido, apenas seis meses antes deste estudo, o que condicionou obviamente os resultados obtidos, e a avaliação do impacto em termos económicos na aldeia de Monsanto, do turismo cinematográfico.


 


Conclusões | No que diz respeito à influência das séries e cinema no desenvolvimento das atrações e dos destinos turísticos, pode constatar-se que o turismo cinematográfico é uma tipologia em desenvolvimento, e que se for bem aproveitada, pode transformar por completo uma localidade. Nos últimos anos tem-se assistido ao desenvolvimento de diversas localidades devido ao fenómeno do turismo cinematográfico, como por exemplo, a Nova Zelândia, que após a trilogia O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson “contribuiu com cerca de 3,1 bilhões de libras esterlinas (3,5 bilhões de euros) ao PIB do país, especialmente depois do sucesso dos filmes” (Silva, 2012, p.35). Esta tipologia de turismo tem conseguido atrair imensos turistas a zonas de filmagens e sobretudo, tem a particularidade de conseguir despertar o interesse junto de pessoas que nunca pensariam visitar certos locais.


Após as gravações da série, o impacto sentido em termos económicos e infraestruturais ficou muito aquém das expectativas, visto que, em termos da procura turística, esta aumentou gradualmente, mas era de esperar que essa procura fosse muito superior. Em termos infraestruturais, pouco ou nada mudou, em Monsanto, desde as filmagens.


Estas conclusões podem também ser justificadas pelo tempo insuficiente para medir o impacto, uma vez que, as gravações na aldeia foram transmitidas pela televisão há relativamente pouco tempo e, outra justificativa poderá ser, a pouca divulgação em torno das filmagens da série em Monsanto.


 

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