Co-criação de experiências: Evidências de três eventos culturais
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Resumo
As experiências ocupam um lugar central nos festivais e outros eventos, que apresentam impactos muito positivos no desenvolvimento do turismo (Åkerlund & Müller, 2012), sendo cruciais para o seu sucesso, afetando a satisfação dos visitantes, os seus comportamentos de despesa e pós-evento (Oklevik et al., 2022).
Uma forma de aumentar a satisfação com a experiência é o recurso à co-criação (Campos et al., 2018; Mathis et al., 2016; Zhang et al., 2019). Estas experiências resultam em valor para os turistas quando estes as co-criam e quando as consideram valiosas (Minkiewicz et al., 2014), o que lhes permitirá obter satisfação (Buonincontri et al., 2017).
Carvalho et al. (2021) propõem um modelo concetual para a co-criação de experiências. Este modelo, testado num contexto de turismo gastronómico e vinhos, determina quatro dimensões chave para a promoção de experiências envolventes e imersivas: interação; participação; personalização; e envolvimento.
O presente estudo tem como objetivo identificar boas práticas de co-criação de experiências em contexto de festivais e outros eventos culturais, utilizando os pressupostos do modelo proposto por Carvalho et al. (2021), e incide em três eventos culturais que, anualmente, têm lugar na região da Ria de Aveiro, localizada no litoral centro de Portugal: o Festival dos Canais, o Festival do Bacalhau e a Romaria do São Paio da Torreira.