Ir para Conteúdo Principal
Ir para o menu principal
Ir para o rodapé do website
Número atual
Números anteriores
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Contacto
Pesquisar
Pesquisar
Registo
Acesso
Principal
/
Arquivos
/
2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”
Publicado:
2015-04-09
ÁREA 1 – ARTE E DESIGN
Novas Tecnologias, novas fronteiras de criação artística: percursos e desafios
Rosa Maria Oliveira
21-28
PDF
“Bom dia, Mr. Henneman”: acerca do realismo fotográfico
Margarida Medeiros
29-38
PDF
Criatura digital: redimensão do lugar cénico
Bruno Giesteira, João Mota
41-50
PDF
Macrodesign: relacionamento humano com os objectos no início do século XXI
João Mota, Mário Roboredo
51-60
PDF
O Design através do Desenho
Fátima Pombo, Graça Magalhães
61-72
PDF
O desígnio do Design
Catarina Moura
73-81
PDF
O hábito da Imagem: representação e tecnologia na Arte
Paulo Bernardino
83-93
PDF
O lugar da Criação
Francisco Cardoso Lima, Rosa Maria Oliveira
95-105
PDF
Uma objectividade elementar, para uma subjectividade artística
Nuno Chuva Vasco, Rosa Maria Oliveira, Álvaro Miranda Santos
107-118
PDF
Web Design: reflexões sobre o novo veículo de conhecimento
Emília Dias da Costa
119-128
PDF
ÁREA 2 – CIBERCULTURA
Mesa temática de Cibercultura: apresentação
Paulo Serra, Lídia Oliveira
131-133
PDF
A interactividade na esfera do Ciberjornalismo
Inês Albuquerque Amaral
135-145
PDF
Abre-te Sésamo! A password como representação do sujeito
Rosa Lídia Coimbra, Urbana Pereira Bendiha
147-155
PDF
Activismo e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
José Adolfo Vidal
157-167
PDF
Estudos/ contributos para uma síntese crítica
Bartira Brandão Bastos, Lídia J. Oliveira L. Silva
169-188
PDF
Matrix iluminismo e afins
Adriana Moreira
189-198
PDF
Nós partilhamos um só corpo: Identidade e Role-Playing numa comunidade virtual portuguesa
Anabela Gradim
199-209
PDF
ÁREA 3 – COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL
Televisão-light ou o analgésico pós-laboral
Francisco Rui Cádima
211-214
PDF
Mancha no acontecimento: Imagem e Subjetividade no caso do Ônibus 174
Carlos de Brito e Mello
215-224
PDF
Os donos dos Plateaux da Informação semanal na TV generalista
Felisbela Lopes
225-233
PDF
Procedimentos metalépticos nos discursos narrativo-ficcionais audiovisuais
Ângelo Peres
235-246
PDF
Representações da discriminação social e retrospecção teleficcional: discursos de classe e geração a partir de comentários sobre a novela “Esperança”
Lília Junqueira
247-256
PDF
"Size matters? No, time matters”: sobre a dinâmica elíptica subjacente à montagem do Filme Publicitário
Eduardo J. M. Camilo
257-267
PDF
ÁREA 4 – COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
Da Comunicação e Educação à Comunicação Educativa: um novo espaço curricular?
José Esteves Rei, António Moreira
271-275
PDF
A Publicidade só é má quando promove coisas más
Gisela Marques Pereira Gonçalves
277-286
PDF
Acção, emoção e confiança: o Projecto Direitos Humanos em Acção: um caminho de aprendizagens e da mudanças a fazer acontecer um novo mundo, praticando valores do Humano
Conceição Lopes, Inês Guedes de Oliveira
287-295
PDF
Alfabetizar para os Media
Deolinda Machado
297-304
PDF
Comunicação Didáctica e Competência de Comunicação: a necessidade da emergência de novos modelos
José Manuel Cardoso Belo
305-316
PDF
Comunicação e Educação na Formação de Professores (um estudo de caso)
Lucília Maria P. T. Santos
317-324
PDF
Concepção de Roteiros de Formação para a oferta formativa do Programa Aveiro Norte
Miguel Oliveira, Fátima Pais, Pedro Beça, Sara Petiz, A.Manuel de Oliveira Duarte
325-331
PDF
Educação e Literacia para os Media na promoção da Cidadania
Lurdes Macedo
333-342
PDF
Ensinar a Aprender na Sociedade do Conhecimento
Joaquim José Jacinto Escola
343-358
PDF
O Graffiti: uma perspectiva de Comunicação na Educação
Susana Távora de Almeida, Rosa Maria Oliveira, Nilza Costa
359-370
PDF
Oficina dos Gestos: promoção das competências comunicativas precoces das Crianças com défice cognitivo
Ana Margarida Almeida, Álvaro Sousa, Fernando Ramos, Teresa Condeço, Luísa Cotrim, Sofia Macedo, Miguel Palha
371-381
PDF
Os Media na Educação e a Educação dos Media: uma proposta curricular
Aníbal Oliveira
383-392
PDF
Rádios Comunitárias (Digital Rádio) e novos modelos de representação: a Comunicação como instrumento de [re]organização social
André Luis Oliveira Pereira de Souza
393-400
PDF
Reconfiguração do contexto Comunidade Educativa: o projecto Ria.EDU e a mediação tecnológica
Florin Zamfir, Fernando Delgado, Óscar Mealha
401-412
PDF
Recuperação e Gestão de Fontes de Informação em plataformas de eLearning
Jamille Barbosa, Fernando Ramos
413-423
PDF
Sociologia do eLearning: uma análise de escrita sociológica
Pedro de Andrade
425-434
PDF
ÁREA 5 – COMUNICAÇÃO E LUDICIDADE
GT: Comunicação e Ludicidade
M. Conceição Oliveira Lopes, Luís Filipe B. Teixeira
437-446
PDF
Design de Criatividade uma abordagem sistémica na análise compreensiva da promoção e desenvolvimento da Criatividade no quadro da experiência criativa e da pragmática de aprendizagens e de mudanças contributo teórico da Escola de Pensamento de Palo Alto
Inês Guedes de Oliveira, Conceição Lopes
447-457
PDF
Design de Ludicidade: do domínio da emoção no desejo, à racionalidade do desígnio, ao continuum equifinal do desenho e à confiança que a interacção social lúdica gera
Conceição Lopes
459-466
PDF
Jogo #1/Nível #3: Ludologia: uma disciplina emergente?
Luís Filipe B. Teixeira
467-477
PDF
Os Videojogos: potencialidades comunicativas e de desenvolvimento da consciência crítica
Luís Pereira, Ana Amélia Carvalho
478-487
PDF
Participação activa de crianças no Design de artefactos lúdicos digitais
Ana Veloso, Conceição Lopes, Óscar Mealha
489-500
PDF
ÁREA 6 – COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES E RELAÇÕES PÚBLICAS
Comunicação nas Organizações: para além da lógica do Marketing, a “Arte da acção comunicacional”
Maria Helena Sousa Gonçalves
503-512
PDF
Comunicação nas Organizações e Relações Públicas
José Viegas Soares
513-520
PDF
A classificação tradicional de Públicos não mais atende às exigências das Organizações
Cleuza G. Gimenes Cesca
521-526
PDF
A imagem das Organizações, contribuições para uma sua identificação
José Viegas Soares, Francisco Costa Pereira
527-540
PDF
A mudança nas Organizações Portuguesas
Ana Paula da Fonseca Cruz
541-550
PDF
Discurso organizacional: memórias de um momento histórico–privatização
Cleonice Furtado de Mendonça van Raij
551-560
PDF
El estado actual de la Comunicación Empresarial en Regiones con un tejido empresarial en incipiente desarrollo: el caso de las PYMES pacenses
Mª Victoria Carrillo Durán, Ana Castillo Díaz, Leonor Gómez Cabranes
561-569
PDF (Español (España))
El papel de la Comunicación en los Programas de Marketing Interno: el caso Sanitas
Mª Isabel Sánchez Hernández, Mª Cristina Barriuso Iglesias
571-580
PDF (Español (España))
Modelos de formação do Comunicador Social no contexto da universidade de serviços no Brasil: dos anos 40 ao terceiro milênio
Maria Ângela Mattos
581-590
PDF
O papel da Identidade e da Imagem na Gestão das Universidades
Teresa Ruão
591-602
PDF
Panoramicom: elementos para a compreensão do valor da ideia de Panoptismo em Comunicação Estratégica/Relações Públicas
Luís Poupinha
603-612
PDF
Públicos “virtuais” para Cidades “reais”
Mafalda Eiró-Gomes, João Duarte
613-623
PDF
Quando nos roubam o chão obrigam-nos a voar: narrativas erosivas e extinção moral das Organizações
Rogério Ferreira de Andrade
625-636
PDF
Relações Públicas, Públicas responsabilidades
Gisela Marques Pereira Gonçalves
637-647
PDF
Relações Públicas nas Organizações Beneficentes: um caminho para o Desenvolvimento
Wellington Teixeira Lisboa
649-658
PDF
Uma dinâmica sistémica de direcção e controle dos Processos de Comunicação ao serviço da Missão Institucional
Conceição Lopes
659-667
PDF
ÁREA 7 – COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
Texto introdutório
João Carlos Correia, Rogério Santos
671-676
PDF
A Comunicação Política do XVII Governo de Portugal
Hália Costa Santos
677-690
PDF
A recepção da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão na Imprensa Portuguesa no ano de 1789
Isabel Salema Morgado
691-699
PDF
Arendt: uma perspectiva feminina do Espaço Público?
Carla Martins
701-711
PDF
Identidade e políticas de reconhecimento social na sociedade de rede
Gil Baptista Ferreira
713-723
PDF
Impacto das políticas para a Imprensa Regional nos dois jornais regionais diários com sede em Braga
Luísa Teresa Rebolo Ribeiro
725-736
PDF
O discurso dramático da nova imprensa partidária
Pedro Diniz de Sousa
737-747
PDF
O lançamento da Moeda Europeia e os seus enquadramentos na Imprensa
Maria João Silveirinha
749-764
PDF
Subsídios para uma Teoria das Crises Políticas
António Mira Marques Mendes
765-774
PDF
Uma abordagem exploratória à receptividade da opinião publicada em Portugal
Antónia Anjinho Barriga
775-784
PDF
ÁREA 8 – DIREITO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO
Direito e Ética da Comunicação
Alberto Arons de Carvalho
787-787
PDF
La Publicidad en el siglo XXI: una referencia a la Ética Empresarial
Mª de las Mercedes Galán–Ladero, Mª Isabel Sánchez–Hernández
789-798
PDF (Español (España))
A relação eu/tu: a universalidade do agir
Maria Gabriela Gama
799-805
PDF
ÁREA 9 – ECONOMIA E POLÍTICAS DA COMUNICAÇÃO
Economia e Políticas da Comunicação
Pedro Jorge Braumann, Helena Sousa
809-817
PDF
A nova regulação dos Media
Manuel José Lopes da Silva
819-828
PDF
AtlantisBPnet: um projecto em busca das boas práticas da Sociedade da Informação e da Comunicação nos países do espaço atlântico
Sónia Campos, Lídia Oliveira Silva, A. Manuel de Oliveira Duarte
829-836
PDF
Comunicação e Autoridade nas Empresas
Orlando Gomes
837-847
PDF
O lugar da Imprensa Local e Regional nas Políticas da Comunicação
Paulo Ferreira
849-860
PDF
Obrigações de transporte por Operadores de Redes de Comunicações Electrónicas: implicações para a Televisão Digital Terrestre
Nuno Miguel Almeida Conde
861-870
PDF
Política de Comunicação e mudança: a TV digital no Governo Lula
César Ricardo Siqueira Bolaño, Valério Cruz Brittos
871-892
PDF
Políticas para a Sociedade da Informação em Portugal: da concepção à implementação
Lurdes Macedo
893-904
PDF
Standards tecnológicos, Open Source e Espaço Público
António Machuco Rosa
905-915
PDF
ÁREA 10 – ESTUDOS CULTURAIS E DE GÉNERO
Introdução à mesa temática “Estudos Culturais e de Género”
Cláudia Álvares, Maria João Silveirinha
917-921
PDF
A indústria cultural televisiva como fonte mediadora de processos de hibridação cultural: estudo de recepção da telenovela brasileira "O Clone"
Catarina Valdigem
923-933
PDF
Consumo mediático e identidades dos ‘Lusodescendentes’ em França: o ‘étnico’ e o ‘mainstream’
José Ricardo Carvalheiro
935-946
PDF
Feminismo e representação discursiva do feminino: a presença do outro na teoria e na prática
Cláudia Álvares
947-956
PDF
Wall of Fame
Álvaro Miguel da Costa Lima Cairrão
957-966
PDF
Imagem da Imigração e Minorias Étnicas nos Media
Clara Almeida Santos
967-975
PDF
Imagens de mulheres na Imprensa Portuguesa
Silvana Mota-Ribeiro, Zara Pinto-Coelho
977-989
PDF
Ligações perigosas: a relação máquina-ser humano na Publicidade
Carlos Fontes
990-995
PDF
Representações e práticas de recepção dos Media Informativos: uma abordagem empírica qualitativa
Ana Maria Horta
996-1006
PDF
Mulheres, crianças e neutros: representações de género na linguagem sinalética
Pedro Bessa
1007-1017
PDF
Representações do gênero masculino na Mídia Impressa brasileira
Maria Inês Ghilardi-Lucena
1018-1025
PDF
ÁREA 11 – ESTUDOS FÍLMICOS
Estudos Fílmicos: o estado da arte (e da ciência)
Vítor Reia-Baptista
1029-1033
PDF
A poética do desejo na obra de João César Monteiro
Leonor Areal
1034-1044
PDF
Cinema e Tecnologia: novas interacções
Paulo Viveiros
1045-1054
PDF
Despojar para melhor expor a linguagem (sobre o vazio em Dez, de Abbas Kiarostami)
Oswaldo Teixeira
1055-1065
PDF
Douglas Sirk, Andy Wahrol e Corín Tellado: as presenças sempiternas na obra de Almodóvar
Mirian Nogueira Tavares
1066-1075
PDF
Jean François Lyotard e o cinema de experimentação
José António Domingues
1076-1082
PDF
Matrix: teoria geral e três casos práticos
Rita Espanha, Luís Poupinha
1083-1090
PDF
O Cinema Digital: uma transfiguração do real?
Inês Gil
1091-1094
PDF
O imaginário do Cinema e a construção da Sociedade do Futuro: da esperança na Tecnociência ao medo do Apocalipse
Lurdes Macedo
1095-1100
PDF
O primeiro Almodóvar e a paródia dos Media
Gabriela Borges
1101-1111
PDF
Os quatro filósofos de Roberto Rossellini
Fausto Cruchinho Dias Pereira
1112-1122
PDF
Princípios de uma poética da tristeza do Cinema
Nelson Zagalo, Anthony Barker, Vasco Branco
1123-1133
PDF
Sirk e Fassbinder: o que é o melodrama?
Edmundo Cordeiro
1135-1140
PDF
Teorias da Recepção, História e Interpretação de filmes: um breve panorama
Regina Gomes
1141-1148
PDF
ÁREA 12 – JORNALISMO
Caminhos da Investigação em Jornalismo: identidades, agendas, formatos e espaços sociais do Jornalismo
Cristina Ponte, Jorge Pedro de Sousa
1151-1160
PDF
A presença dos principais Diários generalistas portugueses na Internet: uma breve incursão
Pedro Pereira Neto
1161-1170
PDF
A redacção de um Diário regional católico como espaço de socialização
Luísa Teresa Rebolo Ribeiro
1171-1181
PDF
A representação jornalística da doença: mecanismo de controlo social e espaço de mediação entre a ciência e a vida quotidiana
João Carlos Correia
1182-1190
PDF
Anos 60: um período de viragem no Jornalismo português
Fernando Correia, Carla Baptista
1191-1202
PDF
Armando de Miranda: do Jornalismo regional ao Jornalismo dedicado ao cinema: etapas de um percurso
Rogério Santos
1203-1212
PDF
As “cartas ao director ” no jornal Público: um estudo de caso
Marisa Torres da Silva
1213-1222
PDF
As mutações do Jornalismo profissional no novo ambiente dos Mass Media
Sara Meireles Graça
1223-1232
PDF
As opções de primeira página de dois Diários de referência em dois momentos cruciais da Vida Política
Hália Costa Santos
1233-1243
PDF
Blogues: entre a opinião e a participação
Catarina Rodrigues
1244-1254
PDF
Da Caixa Mágica à Caixa de Pandora: repensar os poderes e os limites da TV: o caso da SIC Notícias
Ana Isabel Costa Martins
1255-1264
PDF
Datos dun xornalismo atrapado no debate da súa reinvención
Xosé López
1265-1275
PDF (Español (España))
Géneros jornalísticos na cobertura de eleições: Diário de Notícias
Estrela Serrano
1276-1286
PDF
Gêneros jornalísticos em espaços digitais
Daniela Bertocchi
1287-1299
PDF
Identidade linguística: regionalização ou padronização?
Debora Cristina Lopez, Ivo José Dittrich
1300-1309
PDF
Jornalismo digital e bases de dados: mapeando conceitos e funcionalidades
Suzana Barbosa
1310-1321
PDF
Jornalistas na busca inacabada de identidade
Joaquim Fidalgo
1322-1333
PDF
Mediação jornalística dos eventos partidários: lógicas de mediatização do campo jornalístico
Vanda Calado
1334-1344
PDF
Notícias sobre violência sexual com crianças: o caso do Público e do Diário de Notícias
Daniela Franco Sousa
1334-1344
PDF
O impacto da Internet no jornalismo televisivo e radiofónico português: o caso das representações e práticas dos jornalistas da SIC e da TSF
Sandra Amaral, Gustavo Cardoso
1355-1368
PDF
O massacre dos inocentes: a reacção das newsmagazines portuguesas e brasileiras ao atentado contra a escola de Beslan
Maria Érica de Oliveira Lima, Jorge Pedro Sousa
1369-1381
PDF
Os jornalistas no Marcelismo: transformações da classe entre 1968-74
Ana Cabrera
1382-1391
PDF
Retrato dos jornalistas online em Portugal
João Manuel Messias Canavilhas
1393-1402
PDF
ÁREA 13 – NOVAS TECNOLOGIAS / NOVAS LINGUAGENS
A análise de programas televisivos com recurso a software
José Azevedo, Cândido Pereira
1404-1415
PDF
Alvo em movimento: novos media e audiências
Paulo Jorge Ferreira
1416-1424
PDF
Estratégias de uso e consumo dos novos media: audiências fragmentadas e novas audiências
Manuel José Damásio
1425-1435
PDF
As cinco cabeças do dragão: tecnologia como instrumento, infra-estrutura, sector, contexto e background
Fernando Ilharco
1436-1446
PDF
Bases de dados e webjornalismo: em busca de novos conceitos
Suzana Barbosa
1447-1458
PDF
Caminhos labirínticos para pensar os objetos tecnoinformacionais
Juciano de Sousa Lacerda
1459-1471
PDF
Cibercorpo: interface e (in)formação
Claudio Xavier, Lídia Oliveira Silva
1472-1484
PDF
Os meios de comunic@ção social na Internet: contributos para a análise sociológica dos cibermedi@
Tânia de Morais Soares
1485-1494
PDF
Geração expedita de modelos virtuais com base em informação geográfica 2D
Alexandre Valle de Carvalho, Luís Cordeiro Bártolo
1495-1505
PDF
Implicações sócio-espaciais das interacções online
Maria João Antunes, Eduardo Anselmo Castro, Óscar Mealha
1506-1518
PDF
Integração de vídeo e multimédia
André Valentim Almeida, Beatriz Sousa Santos, Carlos Ferreira
1519-1528
PDF
Linguagens tecnológicas são resultado da cultura
Mágda Rodrigues da Cunha
1529-1539
PDF
Museus virtuais: a importância da usabilidade na mediação entre o público e o objecto museológico
Rute Muchacho
1540-1547
PDF
O design da interacção social online
Vanda Avelar Correia
1548-1557
PDF
O elearning para suporte ao ensino presencial universitário
Luis Borges Gouveia
1559-1571
PDF
O papel da Intranet na criação do conhecimento organizacional
Adriana Moreira
1573-1582
PDF
O suporte à comunicação e gestão de actividades em regime de teletrabalho
Pedro Alexandre Almeida, Óscar Mealha
1583-1592
PDF
Pirâmide invertida na cibernotícia: a resistência de uma técnica centenária
Fernando Zamith
1593-1603
PDF
Reprodutibilidade e reprodução técnica: do método científico ao clone biológico
Artur Jorge de Matos Alves
1604-1614
PDF
Sistemas de informação ao serviço da comunicação
Sandra Pereira
1615-1624
PDF
Tecnologia, interacção e cultura: novos horizontes
Patrícia Teles Valinho, Ivan Franco
1625-1633
PDF
Tendências das novas tecnologias
Ulisses Garrido
1635-1643
PDF
Vídeo na Web: recursos de vídeo como diferencial navegacional em projetos de Internet
Luciano Nicolette Pouzada
1644-1653
PDF
Weblogs como recurso tecnológico numa nova educação
Ignacio Aguaded, Neusa Baltazar
1655-1665
PDF
ÁREA 14 – OPINIÃO PÚBLICA E AUDIÊNCIAS
Comunicação introdutória
José Serras Gago, Fausto Amaro
1667-1671
PDF
Potencialidades e limitações de rádios comunitária e educativa da Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG/Brasil
Lílian Claret Mourão Bahia
1673-1683
PDF
ÁREA 15 – PUBLICIDADE
Publicidade
Eduardo Camilo, Francisco Costa Pereira
1687-1690
PDF
A abordagem da comunicação multidimensional na conceptualização e desenvolvimento de publicidade interactiva
Luis Miguel da Cruz Pato
1691-1700
PDF
A mulher “objecto” na publicidade
Jorge Domingos Carapinha Veríssimo
1701-1721
PDF
A publicidade outdoors na reconfiguração da intimidade: o quotidiano administrado sobre a biografia dos indivíduos
Helena Pires
1722-1732
PDF
Animação audiovisual e comunicação publicitária: uma visão processual na perspectiva dos profissionais envolvidos
Judite de Jesus Ferreira, Paulo Ribeiro Cardoso
1733-1741
PDF
As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultura, consumo e segmentação de público observados em anúncios publicitários impressos de cosméticos femininos
Annamaria da Rocha Jatobá Palacios
1742-1752
PDF
Brinquedos para crianças, anúncios para todos: o aporte lúdico da publicidade infantil televisiva em Portugal
Luísa Peixoto de Magalhães
1753-1763
PDF
El marketing con causa como estrategia publicitaria
Mercedes Galán Ladero, Clementina Galera Casquet, Víctor Valero Amaro
1764-1775
PDF (Español (España))
Cities as brands: the role of communication strategy in place marketing context
António Azevedo
1777-1786
PDF (English)
O corpo como tela
Helena Figueiredo Pina
1787-1797
PDF
Publicidade dirigida a crianças: personagens, valores e discurso
Rosário Correia Higgs, Francisco Costa Pereira
1799-1808
PDF
Vender saúde, comprar bem-estar
Carla Medeiros
1809-1818
PDF
ÁREA 16 – RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO
De uma retórica da persuasão para uma retórica da sedução
Ivone Ferreira
1820-1827
PDF
A racionalidade da retórica
Tito Cardoso e Cunha, Américo de Sousa
1828-1836
PDF
Processos de mediação em televisão: o caso dos programas de ciência
José Azevedo, Luísa Aires, Ana Isabel Couto
1837-1846
PDF
ÁREA 17 – SEMIÓTICA E TEXTO
Manifestações de Debord no imaginário Mão Morta
Pedro Portela
1861-1871
PDF
Da logomania (tendências e dominâncias)
Margarida Anjos Amaro
1849-1859
PDF
ÁREA 18 – SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
A auto-apresentação das cidades na net pela actividade cultural
Luís Poupinha, Rita Espanha
1873-1883
PDF
A fabricação da imagem social da empresa
Maria Gabriela Gama
1884-1893
PDF
Competências de comunicação para a sociedade da informação: alguns elementos sobre a situação dos recém-licenciados em Portugal
Lurdes Macedo
1894-1904
PDF
Conceptualizando a ideia de exposição: um método de intervenção
Maria da Luz Nolasco Cardoso
1905-1910
PDF
Condições de produção do discurso: relações entre a força dos mercados e a autonomia do discursivo no campo das mídias
Jairo Ferreira
1911-1919
PDF
Consumos e estilos de vida nos mass media: modelo de análise e estratégia metodológica
Susana Henriques
1920-1929
PDF
Discursos e representações ambientais: processos comunicativos entre actores sociais, media e cidadãos
Anabela Carvalho, Alexandra Lázaro, Rosa Cabecinhas, Rui Ramos
1931-1940
PDF
O acesso das mulheres ao discurso da imprensa portuguesa
Zara Pinto-Coelho, Silvana Mota-Ribeiro
1941-1951
PDF
Olhando a morte dos outros
Madalena Oliveira
1952-1962
PDF
Os arquipélagos de comunicação potenciados pelo uso dos telemóveis e pelas tecnologias móveis
Lídia Oliveira Silva
1963-1973
PDF
Representações e práticas de recepção dos media informativos: uma abordagem empírica qualitativa
Ana Maria Horta
1974-1984
PDF
Sociologia da comunicação: as bases de um estudo no contexto das organizações
Sandra Pereira
1985-1995
PDF
ÁREA 19 – TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Introdução
Aníbal Alves, Carlos Galaricha
1999-1999
PDF
A análise do discurso numa perspectiva transversal
Maria José Monteiro Martins de Almeida
2001-2005
PDF
A comunicação da experiência de si na contemporaneidade
Maria Amélia Faia
2006-2015
PDF
“Abertura” e “presença” no contexto dos novos media
Maria Lucília Marcos
2016-2021
PDF
Algumas considerações sobre a experiência da mediação na esfera pública cultural
Maria João Anastácio Centeno
2022-2030
PDF
Comunicação e transparência: a comunicação indirecta
Paulo Serra
2031-2041
PDF
Imagem humana: facilitadora ou inibidora da inclusão sociocomunicacional
Augusto Deodato Guerreiro
2042-2052
PDF
Publicidade escondida com mitos de fora: uma aplicação prática do modelo teórico de Requena na análise de um spot publicitário
Susana Oliveira, Samuel Silva, Victor Ferreira
2053-2063
PDF
Teoria da comunicação: tendências e actualidade
Aníbal A. Alves
2065-2076
PDF
Idioma
English
Português (Portugal)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários