Macrodesign: relacionamento humano com os objectos no início do século XXI

  • João Mota Universidade de Aveiro
  • Mário Roboredo Universidade de Aveiro

Resumo

O que caracteriza o relacionamento humano com os objectos no início do século XXI? Para se entender o Relacionamento humano com os objectos no início do século XXI foi necessária uma investigação aos contextos préindustrial, industrial e pósindustrial, que deram origem às diferentes formas específicas de relacionamento humano com os objectos. Durante este estudo ficou evidente a necessidade da actividade de design se concentrar nas características funcionais dos contextos humanos de onde os objectos são parte integrante. Concluiu-se que a partir do início do período pósindustrial, emerge um novo tipo de produtos: os produtos dinâmicos. Este novo tipo de produtos aponta para um novo contexto de acção, um novo tipo de relacionamento humano com os objectos, e consequentemente uma nova atitude projectual consentânea com a nova realidade. Um design pósindustrial relacionado com a oferta de actividades, experiências e serviços (produtos dinâmicos), e já não apenas com a oferta de objectos avulsos (produtos estáticos), característicos da sociedade industrial. Emerge por isso a necessidade do debate sobre a actividade de design no contexto da nova realidade projectual emergente sociedade pósindustrial.

Publicado
2005-01-01