Matrix: teoria geral e três casos práticos

  • Rita Espanha CIES – ISCTE
  • Luís Poupinha INP – Instituto Superior de Novas Profissões

Resumo

A partir das Ciências Sociais, genericamente, pode desde há muito ser concebido o modo como a realidade socialmente partilhada e construída define a teia de sentido, para usar a expressão de Geertz, na qual os indivíduos se encontram enredados. Lógico se torna que, com os processos de inter-subjectividade e reprodução, o conceito encontre demonstração no cinema. Uma análise comparada de três filmes, a partir de uma perspectiva livre, permitem também a identificação de uma recorrência desta denúncia irónica das matrizes-mundo, estruturas estruturantes e estruturadas que envolvem e são geradas em dados contextos históricos ao longo da história. Com esta comunicação, pretende-se identificar o modo como os autores destes três filmes focam abrangências diferenciadas, ao nível da referência geográfico-política da obra que constroem, assim como das realidades socioculturais a que se referem. Desta maneira, a ideia principal a ser demonstrada é que “The Matrix” é relativo a uma lógica genérica do funcionamento da sociedade. “Underground” e “Quiz Show” e “Wag the Dog” referem-se a processos localizados, embora metaforizados, de demonstração de realidade produzida, embora, e naturalmente, vivida em circunstâncias socio-culturais localizáveis. A comunicação é, deste modo, relativa aos processos metafóricos de demonstração da construção social da realidade, pela Comunicação, e respectiva desconstrução. (...)

Publicado
2005-01-01