Comunicação e Autoridade nas Empresas

  • Orlando Gomes Escola Superior de Comunicação Social [Instituto Politécnico de Lisboa], Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial [UNIDE/ISCTE]
Palavras-chave: Autoridade, Comunicação hierárquica, Delegação de poderes

Resumo

Quem detém, na prática, o poder numa empresa? Em que sentido uma comunicação eficiente entre níveis hierárquicos é importante para o exercício da autoridade? De que modo comunicação e delegação de poderes podem ser encarados como substitutos na gestão da actividade produtiva? A estas três questões genéricas responde-se neste texto de dois modos: primeiro, através de uma revisão da literatura recente associada à teoria da empresa, onde se revela o desencontro que poderá existir entre propriedade e exercício da autoridade, e onde também se destaca a relação entre grau de eficiência na comunicação entre níveis hierárquicos e a extensão da delegação de autoridade; segundo, através da construção de uma estrutura analítica simples onde o resultado óptimo no que concerne aos objectivos da empresa está dependente do conjunto de factores que determinam decisões sobre maior ou menor delegação de poderes.

Publicado
2005-01-01
Secção
ÁREA 9 – ECONOMIA E POLÍTICAS DA COMUNICAÇÃO