Os quatro filósofos de Roberto Rossellini

  • Fausto Cruchinho Dias Pereira Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Resumo

Roberto Rossellini sempre proscreveu as ideias gerais, a "mensagem", a temática prévia ao trabalho da obra. Para ele, o neorrealismo foi mais uma posição moral do que um facto estético. O seu realismo, aquele que ele defende e que outros atacaram por não ser neo, consiste na identificação como por transmissão oculta dos movimentos de uma alma, ir sempre mais fundo na vida íntima de um ser e, por conseguinte, decantar o real, despojá-lo do seu luxo, cavá-lo até ao osso. Esta concepção da mise en scène permite-lhe uma leveza dos movimentos de câmara (pelo controlo do "zoom" Pancinor, Rossellini podia controlar o enquadramento, abrindo, fechando ou reenquadrando), composição dos planos sem definição fixa, desdém da montagem e, sobretudo, direcção de actores inimitável, pelo recurso à desdramatização total do seu jogo, à ausência de psicologia e ao recurso a actores ou figurantes anónimos desconhecidos ainda não corrompidos pelo vedetariado. (...)

Publicado
2005-01-01