A auto-apresentação das cidades na net pela actividade cultural

  • Luís Poupinha Instituto Superior de Novas Profissões
  • Rita Espanha CIES/ISCTE

Resumo

O presente documento procura determinar as formas, os conteúdos e respectivo papel na estrutura de auto-apresentação das cidades, pelos modos como contribuem para definir, junto dos visitantes dos sites representativos das cidades, o que é a cidade (um “Quem somos”) e qual o valor da actividade cultural nela. Esta valoração da cultura na cidade ou da cidade pela cultura – procurando também verificar elementos diferenciadores ou padronizadores – é efectuada a partir de diversos indicadores, como sejam a proeminência do item cultural , a coexistência com outros items, o tipo de forma cultural mais valorizada, o uso do argumento Cidade Cultural e a noção” civilizacional” (relativa aos conteúdos e argumentos de apresentação das cidades relacionados com a sua noção actual e com a noção relativa ao passado historico). Na sequência desta abordagem, procuramos identificar os processos pelos quais a actividade cultural e os conceitos que dela se inferem (no sentido de géneros e correntes) são utilizados nos processos de definição e afirmação de identidade das cidades ou, noutro prisma, de marca dessas mesmas cidades. A presente análise é efectuada aos sites de Lisboa, Bilbao, Madrid e Sevilha.

Publicado
2005-01-01