As “cartas ao director ” no jornal Público: um estudo de caso

  • Marisa Torres da Silva Universidade Nova de Lisboa

Resumo

As cartas dos leitores têm sido pouco estudadas no âmbito da investigação em ciências sociais e humanas. Justifica-se assim a pertinência desta pesquisa, que tem como propósito fundamental analisar o modo como a voz dos leitores é construída através da secção das “cartas ao director” no jornal Público. Para cumprir tal objectivo, foram utilizadas várias metodologias de investigação: a análise de conteúdo (das cartas publicadas e não publicadas no jornal, em Junho e Setembro de 2004), a análise de discurso (de um subcorpus do total de cartas recolhidas para o estudo), as entrevistas exploratórias (com o director e o provedor dos leitores) e a observação participante no jornal (que se efectuou em simultâneo com a recolha de cartas, em Junho e Setembro de 2004). Ao analisar o processo de selecção das cartas dos leitores no Público, concluímos que há aspectos que impedem que a secção se constitua como um verdadeiro espaço público, nomeadamente a não explicitação e até a arbitrariedade de alguns critérios de escolha dos textos, ainda que, por outro lado, outros factores se possam constituir como sinais de uma atitude de abertura por parte do jornal em relação à rubrica das cartas.

Publicado
2005-01-01