As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultura, consumo e segmentação de público observados em anúncios publicitários impressos de cosméticos femininos

  • Annamaria da Rocha Jatobá Palacios Universidade Federal da Bahia

Resumo

Esta comunicação discute como se processaram algumas transformações em hábitos de consumo feminino, diante da recente segmentação do produto cosmético, em atendimento a diversas faixas etárias desse público consumidor. O fenômeno classificatório e diferenciador do cosmético, e a consequente alteração do perfil identitário do público consumidor, devem-se, principalmente, a alguns fatores: a) presença de antigos e instauração de novos marcos biológicos que recomendam e norteiam o princípio dos cuidados com o corpo; b) constante tentativa da publicidade de incluir o cosmético no rol das mercadorias de primeira necessidade; c) crescente democratização dos cuidados estéticos possibilitada, em parte, pela expansão dos meios de comunicação; d) e o interesse econômico, relacionado com a produção industrial de mercadorias para vários nichos do mercado consumidor. Estes aspectos serão examinados por meio de análise linguísticodiscursiva de anúncios publicitários impressos em revistas femininas, no Brasil.

Publicado
2005-01-01