Mediação jornalística dos eventos partidários: lógicas de mediatização do campo jornalístico

  • Vanda Calado CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo

Resumo

O espaço da acção política tem sofrido, especialmente nos últimos anos, uma profunda reorganização em função da mediatização das sociedades. Os acontecimentos políticos funcionam, hoje em dia, como rituais mediáticos, onde estão profundamente envolvidos os partidos políticos e os media. Este trabalho propõe-se analisar empiricamente as lógicas mediáticas subjacentes à realização de eventos políticos – os Congressos e Convenções partidárias – a partir da análise da construção das notícias. Para tal, o trabalho debruçar-se-á sobre as notícias publicadas no jornal Diário de Notícias nos períodos 1994/1995 e 2000/2001 (finais de mandato de Cavaco Silva e António Guterres – momentos em que os partidos tiveram necessidade de accionar as suas estruturas internas para o debate e preparação de eleições), relativas aos eventos realizados pelos partidos com assento parlamentar, através da análise de conteúdo ao corpus recolhido 1. Este trabalho insere-se no projecto de investigação “Jornalismo e Actos de Democracia” promovido pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo e apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. (...)

Publicado
2005-01-01