“Bom dia, Mr. Henneman”: acerca do realismo fotográfico

  • Margarida Medeiros Universidade Nova de Lisboa

Resumo

“The handshake”, de William Henry Fox Talbot, de 1842, é uma fotografia extremamente interessante. À primeira vista um pouco bizarra: porque razão um homem haveria de fotografar o aperto de mão de um seu criado a uma visita? Tendo em conta que não pode tratar-se de um instantâneo, impossível de captar com os meios fotográficos da época, qual a importância para Talbot desta fotografia? Na verdade, ela não está isolada no contexto do trabalho de Talbot e ao longo deste artigo procurarei mostrar como esta imagem condensa diferentes questões colocadas à fotografia e às artes ao longo das suas histórias.  Nomeadamente, procurarei salientar as relações entre fotografia e pintura, no quadro um novo regime estético assente especificamente na ambiguidade que a representação fotográfica estabelece com a experiência quotidiana e na forma como a mesma traduz novos valores na relação do sujeito com a realidade, a partir do início do século XIX. Na verdade a fotografia foi o produto de um conjunto de aspirações e tradições entrelaçadas, mas a relação da sua história com a história de arte nunca foi clara, fruto de posições inconciliáveis quanto à natureza do médio. Por outro lado, numa época em que se fala da morte da fotografia, tendo como argumento de base a manipulação do digital, este artigo visa demonstrar que o falso e a manipulação foram sempre estruturais à fotografia desde o início da sua história. (...)

Publicado
2005-01-01