Participação activa de crianças no Design de artefactos lúdicos digitais

  • Ana Veloso Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • Conceição Lopes Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • Óscar Mealha Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro

Resumo

O trabalho que se apresenta tem por objectivo propôr uma metodologia, intitulada “Design de Artefactos Lúdicos Digitais (ALD)”, que inclui a participação activa das crianças no design de artefactos lúdicos digitais desde a fase de concepção até à de prototipagem. A metodologia proposta está inserida no âmbito do projecto de investigação TecLudi, em desenvolvimento desde Janeiro de 2002, na Universidade de Aveiro (UA). As crianças relacionam-se com o computador, normalmente, numa postura de utilizador final relativamente a um produto já existente, com uma participação não activa, limitando-se a sua interacção a escolher  sucessivamente uma opção de entre as várias expostas. Esta metodologia de investigação contraria esta atitude de envolvimento e utiliza estratégias para induzir a manifestação da ludicidade das crianças e a sua participação activa no design de ALD, permitindo, assim, uma conceptualização e prototipagem inovadora, que promova uma relação e interacção  alternativa à habitualmente estabelecida pelas crianças com a tecnologia. Foram dinamizadas várias situações de interacção através do jogar e do brincar, nas quais as crianças interagem inter-pares e com adultos. A participação activa das crianças nessas situações possibilita a sua contribuição e cooperação na coprodução do seu próprio ALD. Esta coprodução é realizada em contextos situacionais de vida real das crianças, ao ar livre e em laboratório na UA, com sujeitos-alvo crianças (SA) entre os 7 e os 10 anos.

Publicado
2005-01-01