A poética do desejo na obra de João César Monteiro

  • Leonor Areal Faculdade de Ciências Sociais e Humanas UNL

Resumo

A obra ficcional de João César Monteiro desenvolve-se em duas linhas paralelas muito nítidas: a primeira formada pelos filmes que se baseiam em histórias tradicionais de fundo medieval; a segunda reunindo os filmes situados no tempo actual e de atitude irónica; tendências estas que arrumaremos em fases crono-estilísticas que orientarão esta análise. Compreender de que modo estas duas vias estão unidas por uma poética comum, apesar dos seus contrastes e aparentes contradições ideológicas 1 , é o objectivo deste artigo, que procura mostrar 2 a coerência deste “sistema de autor” guiado por um obscuro objecto de desejo , comum a todos os seus filmes. A unidade estilística desta obra acentua uma atitude poética que busca inspiração num ideário neo-romântico (emprestado de Camões e do imaginário cortês) e se define por alguns traços dominantes: a sacralização do amor carnal, a irrisão dos motivos religiosos, a atitude picaresca e irónica, o predomínio do fetiche sobre a metáfora, e uma estética simples, negligente e quase arrogante – uma poética da matéria humana.

Publicado
2005-01-01