Vídeo na Web: recursos de vídeo como diferencial navegacional em projetos de Internet

  • Luciano Nicolette Pouzada Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Vídeo na web, Prazer estético, Usabilidade, Acessibilidade, Projectos de Internet, Navegação

Resumo

O avanço tecnológico apresenta através da Internet em banda larga a possibilidade de rápido acesso a arquivos de grande tamanho (Kbytes). A cada dia, novos e audaciosos projetos, do ponto de vista da utilização de arquivos grandes, são lançados na Rede Mundial de Computadores para serem vislumbrados por usuários interessados na vanguarda das novas tecnologias. São facilmente encontramos na Web, sites que disponibilizem a visualização de arquivos em vídeo como informação ou como diferencial gráfico, a exemplo dos portais “Globo Media Center” 1 , “Road Runner” 2 e o site da “adidas” 3 . Estes websites possuem como foco a exibição de arquivos de vídeo aliados ao hypertexto e também utilizam animações em vídeo como diferencial para a navegação do usuário. Estes, bem como muitos outros, apresentam a possibilidade de acessar arquivos multimídia, mesclando imagem, som e interatividade através de variados recursos tecnológicos (Rich Media 4 ). Isso sempre buscando satisfazer nossas necessidades de conhecer o novo e de adquirir diferentes experiências estéticas que fujam de uma “mesmice” normativa que tem como único objetivo a organização de informações. Objetivando um estudo que contemplasse a utilização do vídeo como diferencial projetual é que organiza-se este trabalho. Através dele busca-se gerar uma análise acerca da utilização de recursos de vídeo na Web como forma de estímulo à navegação dos usuários em sites promocionais (mais conhecidos no mercado como hotsites). Esta análise será feita através de um estudo de caso em projetos da agência de desenvolvimento e design interativo Fantasy Interactive 5 para a fordvehicles.com 6 . Esta agência produziu uma série de minisites para os produtos da Ford utilizando tecnologia em Flash, que potencializa o grau de interatividade do usuário com o conteúdo do site, apresentando diversos recursos de animação em vídeo durante a navegação. Sendo assim, busca-se questionar o vídeo como elemento de estímulo ao ato de navegar, ou seja, os prós e contras da aplicação do vídeo no ambiente web. Para analisar com coerência estes aspectos, pretende-se, ainda, abordar a questão da convergência entre as linguagens audiovisual e escrita no meio Web bem como a interatividade em projetos construídos através de tecnologias Rich Media.

Publicado
2005-01-01
Secção
ÁREA 13 – NOVAS TECNOLOGIAS / NOVAS LINGUAGENS