Política de Comunicação e mudança: a TV digital no Governo Lula

  • César Ricardo Siqueira Bolaño Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Valério Cruz Brittos Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Resumo

O caso da implantação da televisão digital terrestre (TVD), no Brasil, é paradigmático para o estudo das políticas de comunicação no país. Tendo em vista o atraso histórico do mercado midiático nacional, marcado pela concentração, privilégios político-partidários, falta de controle público dos processos de publicização e ausência de um sistema não-comercial paralelo com força junto ao público, estes problemas deveriam ser atacados justamente neste momento, de transição tecnológica. Como um conjunto de tópicos essenciais ao funcionamento televisivo, envolvendo concessões, equipamento e conteúdos, terão que ser re-regulamentados, na passagem para o digital, há um motivo claramente provocador da rediscussão da TV brasileira. No entanto, isto não aconteceu, nem há perspectiva de que venha a ocorrer, apesar do Brasil ser governado por um partido historicamente identificado com o espectro de esquerda, o PT. (...)

Publicado
2005-01-01
Secção
ÁREA 9 – ECONOMIA E POLÍTICAS DA COMUNICAÇÃO