O lançamento da Moeda Europeia e os seus enquadramentos na Imprensa

  • Maria João Silveirinha Instituto de Estudos Jornalísticos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Resumo

Este trabalho procura analisar, numa perspectiva comunicacional construtivista, os discursos daqueles que reportam ou comentam a construção da Europa, no contexto de uma comunidade de leitores da imprensa generalista. Sendo a Europa uma realidade com a qual nos relacionamos de formas múltiplas e tendo o lançamento da moeda constituído apenas um dos tópicos de um processo mais vasto, importa ver de que forma o discurso jornalístico o construiu. O trabalho parte do conceito de enquadramento proposto por Goffman e  posteriormente trabalhado por outros autores e aplica-o à cobertura de dois jornais nacionais do lançamento da moeda europeia. O texto mostra como os diferentes tópicos e diferentes ‘camadas’ de relação com o acontecimento receberam diferentes chaves de interpretação, gerando um “guião dramático” como formas discursivas de organizar a vida colectiva nesse momento da vida nacional.

Publicado
2005-01-01