O elearning para suporte ao ensino presencial universitário

  • Luis Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa

Resumo

O ensino superior e em particular a universidade passam actualmente por um período de novos desafios a que não é estranha a mudança provocada pelos fenómenos sociais normalmente agregados na designação Sociedade da Informação. Entre os desafios que se colocam à universidade no seu papel renovado de formador de livres pensadores, humanistas e recursos humanos possuidores de competências, aspectos como a conquista de novos públicos, a reavaliação do papel das universidades face ao conhecimento e uma nova relação com os períodos de formação, pressionam para a procura de novas práticas. O presente artigo tem por objectivo efectuar uma reflexão sobre propostas de novas práticas que passam também por um realinhamento da comunicação entre a comunidade académica e enquadra o recurso a práticas de elearning como estratégia complementar para suporte ao ensino presencial e assim incorporar neste algumas das realidades propostas pela Sociedade da Informação. A discussão tem por base a experiência entretanto adquirida pela introdução de um projecto de elearning para apoio ao ensino presencial iniciado em Outubro de 2004.

Publicado
2005-01-01
Secção
ÁREA 13 – NOVAS TECNOLOGIAS / NOVAS LINGUAGENS