O Graffiti: uma perspectiva de Comunicação na Educação

  • Susana Távora de Almeida Escola E.B.2.3 José F. P. Basto, Universidade de Aveiro (UA)
  • Rosa Maria Oliveira Departamento de Comunicação e Arte, UA
  • Nilza Costa Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, UA
Palavras-chave: Graffiti, Comunicação, Educação

Resumo

Pretende-se com este artigo contribuir para a reflexão sob o tema do graffiti, como forma de expressão urbana e comunicação específica e possuidor de potencialidades educativas. O seu conteúdo tem como suporte a investigação desenvolvida ao longo deste ano lectivo, que ocorreu no contexto do Mestrado em Supervisão do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro. Esta comunicação desenvolve-se em dois pontos: no primeiro aborda-se o fenómeno do graffiti enquanto forma de comunicação específica e expressão urbana actual, ao apresentar o desenho do graffiti como poesia visual no espaço urbano, com objectivos comunicativos específicos. No segundo ponto propõe-se a reflexão sobre o tema, enquanto unidade pedagógicodidáctica, inserida na organização curricular da escolaridade obrigatória. O graffiti na educação foi abordado como tema de articulação disciplinar, de forma a desenvolver diferentes competências nos alunos, destacando-se, neste artigo, e dada a especificidade deste encontro, as competências gerais de comunicação.

Publicado
2005-01-01