A indústria cultural televisiva como fonte mediadora de processos de hibridação cultural: estudo de recepção da telenovela brasileira "O Clone"

  • Catarina Valdigem Universidade Católica Portuguesa

Resumo

Reconhecendo a Televisão como um elemento incontornável das sociedades contemporâneas e globais, mostra-se imprescindível uma abordagem compreensiva que vise apreender a integração deste medium nos quotidianos, bem como o seu papel na (re)construção das identidades culturais. Tomando a telenovela brasileira O Clone, transmitida em Portugal entre Dezembro de 2001 e Setembro de 2002, como um exemplo da indústria cultural televisiva, difusora de imagens da Identidade e da Diferença, do Eu e do Outro, pretendemos compreender, junto de uma amostra da Comunidade Islâmica de Lisboa, até que ponto a recepção deste produto de ficção desencadeou a proliferação e a redefinição de identidades e estilos de vida, resultando em fenómenos de hibridação cultural. Para tal, numa primeira fase, recolhemos e analisámos alguns materiais audiovisuais referentes à telenovela. Numa segunda fase, constituímos uma amostra de muçulmanos sunitas de origem indo-moçambicana, junto de quem desenvolvemos uma pesquisa de terreno e a análise de recepção. No que se refere a resultados obtidos, observámos que se verifica, ao nível da recepção, uma estreita relação entre os géneros ficcionais e os tópicos de agenda mediática (géneros informativos). Por sua vez, constatámos a relevância da mediação de outros produtos mediáticos e indústrias culturais globais na definição das identidades, não sendo possível verificar de forma categórica que os processos de hibridação cultural ocorrem na sequência da recepção de um só produto da indústria cultural televisiva.

Publicado
2005-01-01