Geração expedita de modelos virtuais com base em informação geográfica 2D

  • Alexandre Valle de Carvalho Universidade do Porto, INESC Porto
  • Luís Cordeiro Bártolo INESC Porto

Resumo

Até recentemente, e no contexto dos organismos públicos nacionais, locais, a utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) centrava-se, fundamentalmente, em actividades internas, pelo que, os benefícios da utilização dos SIGs não eram directamente visíveis pelo público. Só mais recentemente se explora o potencial da internet e dos serviços online que têm como base a disponibilização de informação geográfica. Este facto resultou do crescente interesse dos cidadãos em aceder a informações específicas, relacionadas com a gestão autárquica de uma forma ágil, a partir de qualquer lugar.Resultaram assim novos serviços online, que recorrem aos SIGs como o repositório privilegiado de informação. No entanto, fruto do legado tecnológico e das necessidades originais de representação de informação geográfica, os SIGs capturam representações bidimensionais do mundo real, pelo que grande parte dos serviços online disponibilizam a visualização da componente espacial na forma de mapas bidimensionais. A constituição de serviços online para diversas áreas, por exemplo, o turismo, a cibercultura e o lazer, que utilizam informação tridimensional revela-se desejável. Neste âmbito torna-se essencial produzir modelos 3D que sirvam de conteúdos a esses serviços. Por outro lado, a recolha dessa informação, 3D, revela-se uma tarefa árdua e morosa, pelo que os esforços podem dirigir-se para a exploração do potencial existente na informação geográfica bidimensional já recolhida. Neste contexto, a presente comunicação analisa a possibilidade de gerar automaticamente modelos tridimensionais com base na informação geográfica existente numa autarquia. Estes modelos constituem a base da criação de serviços online para fins turísticos e culturais, entre outros, que não só eliminam as restrições espaciais e temporais no acesso como também permitem aumentar o grau de imersividade e de envolvimento no consumo dos conteúdos.

Publicado
2005-01-01
Secção
ÁREA 13 – NOVAS TECNOLOGIAS / NOVAS LINGUAGENS