Número Atual
Esta revista contém artigos provenientes do Post-in-progress: 5º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança (Post-ip ’19), organizado por alunos de pós-graduação associados ao polo da Universidade de Aveiro (UA) do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md).
De um total de dezoito propostas a publicação, foram aceites dezasseis para publicação, após revisão cega por parte da Comissão Editorial e do Conselho Consultivo da Revista Post-ip ’19. Uma vez que três dos autores manifestaram não poder efetuar as alterações sugeridas pelos avaliadores, foram publicados treze artigos nesta revista. À semelhança do que ocorreu no evento, os artigos aqui presentes abordam temáticas muito diversas dos estudos em música e dança, encontram-se redigidos em português, espanhol ou inglês e estão dispostos por ordem alfabética dos nomes dos autores.
Número Completo
Introdução
Artigos
A revista post-ip é uma publicação bienal que pretende difundir os resultados do Post-ip: Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança, que se realiza em Aveiro a cada dois anos. O Fórum e o respetivo livro de atas encontram-se orientados para a participação de estudantes de pós-graduação nos diversos domínios científicos da Música e da Dança, nomeadamente Etnomusicologia e Estudos de Música Popular; Estudos Históricos e Culturais em Música; Criação, Teoria e Música; Estudos de Dança; Estudos de Performance e Performance como Investigação Artística e Educação e Música na Comunidade. O post-ip tem como missão criar um espaço para a discussão e divulgação de investigação de alunos de pós-graduação em Música e Dança, que nem sempre encontram um espaço a si exclusivamente dedicado noutros contextos de divulgação de investigação. Deste modo, para além de procurar contribuir para a construção de conhecimento no âmbito da Música e Dança o Post-ip procura também constituir uma plataforma de apoio entre estudantes de pós-graduação que debatem questões e problemas idênticos.
As propostas submetidas devem ser originais e serão bem-vindas aquelas que privilegiem um olhar crítico sobre os paradigmas teóricos, os métodos, a transdisciplinaridade, as formas de validação do saber, as ideologias implicadas na investigação, os recursos de representação, as estratégias narrativas, as orientações éticas e estéticas da investigação, as relações dos sujeitos na experiência de trabalho de campo, o significado político e social da investigação, as forças envolvidas na configuração dos arquivos sonoros, a bagagem perceptiva e conceptual do observador, as novas tecnologias e os seus modos de transmitir e partilhar o conhecimento.