Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho não pode ter sido publicado previamente nem ter sido apresentado noutra conferência.
  • O texto cumpre os requisitos bibliográficos e de estilo indicados nas instruções dadas aos autores na secção "Sobre a Revista".
  • O arquivo deve estar no formato Microsoft Word.
  • Foram adicionados, onde possível, links web para referências.

Instruções para Autores

Os textos submetidos devem ser da autoria de quem os apresenta e corresponder a apresentação feita na última edição do congresso. Todos os elementos (como excertos de texto, imagens, tabelas de dados, etc.) que não sejam originais têm de identificar claramente a fonte original, explicitando quando necessário as autorizações obtidas junto dos/as respetivos/as proprietários/as e/ou autores/as. Neste último caso, quando os artigos incluírem elementos que estejam protegidos por direitos de propriedade.

Todos os textos devem obedecer às seguintes normas editoriais:

  1. A extensão dos artigos não deverá exceder as 3000 palavras. A dimensão indicada inclui as referências bibliográficas, o resumo e as notas de rodapé.
  2. Devem ser apresentados em fonte Arial 11, com entrelinhamento de 1,5 e margens de 3 cm (esquerda) e de 2,5 cm (direita, topo, baixo). Os textos devem ser corridos, sem espaços extra entre parágrafos nem qualquer formatação especial.
  3. O cabeçalho do texto deverá ser composto por: título (centrado e em negrito), seguido do nome do autor e filiação institucional (por baixo do título, alinhados à direita).
  4. Um resumo de até 200 palavras com 5 palavras-chave (máximo) deve ser incluído antes do texto principal. Para os textos em português e espanhol o resumo deve ser escrito na língua do artigo e em inglês.
  5. Os artigos devem ser submetidos em formato Word, com autor e o título do artigo identificados no nome do ficheiro.
  6. Aceitam-se artigos em qualquer um dos idiomas oficiais do congresso: espanhol, português e inglês. Cada artigo deverá ser redigido no mesmo idioma em que foi apresentado no congresso.
  7. As notas devem ser de rodapé, utilizando um tamanho inferior de letra (tamanho 10). As notas devem ser reservadas a informação complementar ou para esclarecer pormenores específicos, aconselhando-se um uso bastante moderado das mesmas. Não deverão ser indicadas referências bibliográficas nas notas de rodapé.
  8. A qualquer citação ou menção de textos específicos ao longo do artigo deverá seguir-se a referência correspondente à fonte citada. Estas referências devem ser citadas no corpo de texto de acordo com a norma autor-data, p.ex.: (Morris 1971: 287-294), Blacking (1976: 31).
  9. Todas as citações de textos em línguas estrangeiras deverão, salvo casos especiais em que poderá citar-se também o original, ser apresentadas apenas em tradução. As citações pouco extensas (2-3 linhas) devem ser incorporadas no texto, entre aspas duplas (“ ”). As citações dentro de outra citação deverão ser assinaladas por aspas simples (‘ ’). As citações mais longas serão recolhidas, ficando impressas em corpo inferior ao do texto, sem aspas. As interpolações serão identificadas por meio de parênteses retos [ ]. As omissões serão assinaladas por reticências dentro de parênteses retos [...].Se se tratar de uma citação indireta, essas indicações serão precedidas da palavra apud.
  10. Os quadros, gráficos ou imagens deverão ser inseridos separadamente, nas últimas páginas do documento, com numeração romana e com qualidade suficiente para a sua reprodução. Deve ser assinalado no texto o local onde figurarão os respetivos conteúdos (ex: inserir Tabela IV aqui).
  11. As referências bibliográficas completas devem aparecer no final do texto, por ordem alfabética do apelido. Não devem ser indicadas referências que não sejam citadas ou mencionadas no texto. Por favor, use o modelo indicado:

 

Livros

Taruskin, Richard (2010) The Danger of Music and other anti-utopian essays. Berkeley and Los Angeles: California University Press.

 

Artigos publicados em Journal

Rink, John (1993) “Schenker and Improvisation”. Journal of Music Theory, 37(1): 1-54.

 

Capítulos de Livro

Herndon, Marcia (2000) “Epilogue the Place of Gender within Complex Dynamic

Musical Systems” in Moisala, Pirkko and Diamond, Beverley (eds) Music and Gender. Urbana: Universty of Illinois Press. (347-359)

 

Trabalhos coletivos com não mais que três autores

Cook, Nickolas and Marc Everist (eds) (1999) Rethinking Music. Oxford: Oxford, University Press.

Trabalhos Coletivos com mais de um autor

Clayton, Martin et al. (2003) The Cultural Study of Music. NY: Routledge.

Livros editados

Nettl, Bruno (ed.) (1998.) In the Course of Performance: Studies in the World of

Musical Improvisation. Chicago: University of Chicago Press.

Sítios electrónicos

Madrid, Alejandro (2009) “Why Music and Performance Studies? Why Now?:
An Introduction to the Special Issue”. In Trans 13: Revista Transcultural de Música.

http://www.sibetrans.com/trans/trans13/art01eng.htm [accessed dd/m/year].

 

Gravações e referências audiovisuais devem ser listadas em separado depois da bibliografia. Embora os formatos abaixo possam ser usados como modelos, os autores são livres para adicionarem informações necessárias.

É possível incluir fragmentos de áudio e vídeo se forem cumpridas as seguintes condições:

a. Que a sua inclusão seja estritamente necessária para a compreensão do texto.

b. Que os materiais não estejam disponíveis online em páginas de livre acesso. 

c. Que o autor do artigo detenha os direitos de autor ou possua a autorização de reprodução correspondente, assim como a autorização de todas as pessoas incluídas no fragmento. As autorizações devem ser entregues por escrito em simultâneo com o envio do artigo.

d. Os fragmentos de vídeo devem ser enviados nos formatos mpg ou avi, e os de áudio em mp3.

e. Os fragmentos devem ser numerados e deve ser indicado no texto o lugar onde deve ser colocado o link.

f. O conjunto total dos arquivos a enviar não deverá ultrapassar os 50 MB e todo o material deverá apresentar uma qualidade aceitável. No caso de não ser possível o envio direto para postip@ca.ua.pt, todos os materiais poderão ser remetidos via wetransfer (wetransfer.com), claramente identificados, para o mesmo endereço ou em suporte CD para a seguinte morada.

 
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.