Características do ensino coletivo de percussão no Projeto Guri e suas multiplicidades no desenvolvimento humano

  • Rafael Y Castro Instituto de Artes da UNESP
Palavras-chave: Ensino coletivo de música, Naipe de percussão, Projecto Guri

Resumo

A pesquisa a seguir procura identificar como o ensino de percussão do Projeto Guri consegue desenvolver os alunos dentro de uma amplitude social através das aulas coletivas semanais de percussão. Alguns de nossos referenciais teóricos foram: Hans-Joachim Koellreutter, Keith Swanwick e Robson Roberto da Silva. Utilizamos como metodologia a análise de ferramentas pedagógicas da instituição de maneira comparativa com as atividades realizadas no campo pelos educadores, observando apresentações artísticas e aulas do naipe entre os anos de 2016 a 2019. Concluímos que houve considerável crescimento musical e no aspecto social dos alunos, após a participação destes nas atividades do Projeto.

Biografia do Autor

Rafael Y Castro, Instituto de Artes da UNESP

Rafael Y Castro é doutorando em percussão pela UNESP, consultor do projeto Encontros com a Percussão Popular Brasileira, professor e coordenador assistente do PIAP - Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP. Coordenador técnico artístico pedagógico do Projeto Guri. Ogã da Casa de Angola Kyloatala e ritmista do GRCSES Império de Casa Verde.

Referências

Fernandes, José Fortunato. 2012. “Educação Musical de Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa através do canto coral”. Dissertação, Universidade Estadual de Campinas.
Ikeda, Alberto. 2013. Culturas Populares no Presente: fomento, salvaguarda e devoração. Revista de Estudos Avançados, v. 27, n. 79, p. 173-190, 1 jan.
Koellreutter, Hans-Joachim. 1998. Educação musical hoje e, quiçá, amanhã. In: LIMA, Sonia. Educadores musicais de São Paulo: Encontros e reflexões. São Paulo: Nacional.
Relatório Anual de Atividades do Projeto Guri. 2019. (http://www.projetoguri.org.br/novosite/wp-content/uploads/2020/04/k-ra19-200427-desktop-bx.pdf).
Silva, Robson Roberto da. 2013. “As Crianças Perigosas: Estudo Sobre a Delinquência Infantil na Cidade de São Paulo (1888-1927).” Dissertação, Universidade Estadual de Londrina.
Swanwick Keith. 2003. Ensinando música musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Editora Moderna.
Publicado
2020-11-04