A Padronização Gestual dos Golpes de Arco na Performance do Violino - O Son Filé

  • Ana Catarina Pinto CITAR; Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa
  • Sofia Lourenço Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE); INET-MD; CITAR – Universidade Católica Portuguesa.
Palavras-chave: ensino do violino, arco, Motion Capture, Son Filé

Resumo

São inúmeros os autores que legitimam a relevância da técnica do arco na performance do violino: Galamian (1962); Auer (1925); Viotti (cit. in Salles1998); Salles (1998); Gerle (2011); Mozart (1951 cit. in Gerle 2011); Capet (1916 cit. in Gerle 2011); Flesch (1928); Casorti (1880), e Pinto (2016). Desta forma, o principal objetivo deste estudo centra-se na compreensão dos movimentos somáticos necessários para reprodução dos diferentes golpes de arco. Através de uma investigação experimental em laboratório que envolveu 30 violinistas, foi possível a gravação - em formato de som, vídeo e Motion Capture, de um total de 1260 interpretações, resultado de uma criteriosa seleção de 42 excertos musicais representativos de cada um dos golpes de arco em estudo. Todas as gravações de som foram sujeitas à apreciação de um júri, que selecionou a melhor interpretação de cada excerto do grupo 1 (participantes com fato), a melhor interpretação do grupo 2 (participantes sem fato), e a pior interpretação de ambos os grupos. No caso específico do Son Filé, representado por um excerto musical do 2º Andamento da Sonata “Kreutzer”, op. 47 (Salles 1998, 60), o júri selecionou a interpretação dos participantes nº4 e nº14 como as melhores interpretações do grupo 1 e 2, respetivamente, e a interpretação nº 15 como a pior interpretação de ambos os grupos. Através da análise dos vídeos das interpretações supracitadas, constatou-se que a interpretação nº4 e nº14 coincidem em todos os componentes em análise (inclinação do arco, velocidade do arco, distância do cavalete, movimento do braço, movimento do pulso e direção do arco), e que a interpretação nº15 difere das restantes na inclinação do arco, velocidade do arco, movimento do pulso e direção do arco. Todas as interpretações captadas foram ainda analisadas ao pormenor através dos dados recolhidos no Motion Capture e passaram pelo mesmo processo de análise. Esta pesquisa concretiza-se no âmbito do projeto de doutoramento: “O ARCO – A Padronização Gestual dos Golpes de Arco para o Ensino-Aprendizagem do Violino”, com o objetivo final de se alcançarem padronizações gestuais dos diferentes golpes de arco no repertório mainstream de violino, coadjuvando violinistas e professores de violino.

Biografia do Autor

Ana Catarina Pinto, CITAR; Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa

Ana Catarina Pinto é Violinista, investigadora do CITAR e bolseira da FCT, no âmbito do seu Doutoramento. Autora do livro “O Arco – Contributos Didáticos para o Ensino do Violino” (2016) e “O Violino” (no prelo). Doutoranda em Ciência e Tecnologia das Artes, foi diretora do Curso Básico e de Instrumentista de Cordas na ARTEAM, tendo também desenvolvido a sua atividade docente na AMVC e ARTEAM, onde a sua classe contou com inúmeros prémios nacionais e internacionais.

Referências

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Publicado
2020-11-01