Pesquisa documental nos acervos musicais: em busca dos primeiros manuscritos brasileiros para conjunto de saxofones de Francisco Braga

  • Vinicius Macedo Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Palavras-chave: Francisco Braga, manuscritos musicais, práticas musicais, conjuntos de saxofones

Resumo

Este resumo tem como objetivo apresentar os primeiros resultados de minha pesquisa de Doutorado, em andamento, na linha de pesquisa, Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos: Música Brasileira para instrumentos de sopro: história, texto e práticas interpretativas. Nosso objetivo é pesquisar a origem do repertório de câmara brasileiro para quartetos e conjuntos de saxofones, nos séculos XX e XXI, a partir de uma abordagem histórica e interpretativa para a performance em grupo. A pesquisa documental iniciou-se, no ano de 2018, em dois acervos da cidade do Rio de Janeiro: o Acervo Musical da Banda do Corpo de Bombeiros e o Acervo de Manuscritos Musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ. No primeiro acervo, as partituras não se encontram catalogadas, dificultando assim, o acesso às fontes. Além disso, alguns desses manuscritos musicais estão em fase de degradação e não receberam o tratamento adequado de conservação ao longo dos anos, ou seja, alguns deles podem sumir a qualquer momento. De acordo com Castagna e Duarte (2019), “existe a necessidade de consciência metodológica para a pesquisa e exercício da gestão de acervos musicais, além de sua consulta, uma vez que esse tipo de gestão proporciona a salvaguarda e acesso a quantidades cada vez maiores de usuários”. A partir do cotejamento as fontes (partituras, bibliografias, catálogos, por exemplo) foram possíveis resgatar informações históricas relevantes sobre uma prática musical vigente no início do século XX, quando o repertório de câmara para conjuntos de saxofones ainda era constituído em sua maior parte por transcrições de óperas, como é o caso do Noturno, da ópera Condor de Carlos Gomes (transcrição realizada por Francisco Braga, em julho de 1928). Resgatamos, ainda, as versões para octeto/noneto de saxofones das obras Cantigas e Danças dos Pretos e Gavião de Penacho do melodrama d’O Contratador de Diamantes (com texto de Afonso Arinos, 1905) que podem ser as primeiras peças escritas para essa formação de câmara no Brasil. Dessa forma, Braga teria sido o pioneiro na formação deste repertório contribuindo assim para a consolidação dos primeiros conjuntos de saxofones durante o período da Belle-Époque (1889-1930).

Biografia do Autor

Vinicius Macedo Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Vinicius Macedo é saxofonista, educador musical e pesquisador. Doutorando em Música pelo PPGM-UFRJ. Mestre em Música pela UNIRIO e Bacharel em Saxofone pela (UFRJ- BRA). Solista e camerista do Quarteto de Saxofones Quartessencia. Em 2018, o grupo lançou seu primeiro CD Música Brasileira para Quarteto de Saxofones.

Referências

Biblioteca Nacional (Brasil), e Mercedes de Moura Reis Pequeno. 1968. Exposição comemorativa do centenário de nascimento de Francisco Braga (1868-1945). s. n. Rio de Janeiro. http://acervo.bn.gov.br/sophia_web/acervo/detalhe/1194811?guid=1594620194543&returnUrl=%2fsophia_web%2fresultado%2flistar%3fguid%3d1594620194543%26quantidadePaginas%3d1%26codigoRegistro%3d1194811%231194811&i=4.
Bittencourt, Maria Augusta. 2006. Escolas da Primeira República Digital. http://www0.rio.rj.gov.br/sme/crep/entrevistas/1a_republica.htm#augusta_bittencourt.
Castagna, Paulo, e Adriano de Castro Meyer. 2017. “Fatores determinantes das mudanças de fase no ciclo vital de fontes musicais”. Em Arquivos, entre tradição e modernidade, 2.a ed., 2:321–34. 2. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo. http://arqsp.org.br/wp-content/uploads/2017/09/XI-CAM-VOL.-2_e-book.pdf.
Corrêa, Sérgio Alvim. 2005. Francisco Braga: catálogo de obras. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música.
Diniz, Andre, e Evelyn Chaves. 2020. “História da Banda”. História da Banda. 2020. https://immub.org/bombeiros/historia1.html#1.
Gouvêia, Geraldo Magela. 2006. “Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, um Arquivo Histórico-Musical Centenário”. Mestrado, Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Le Goff, Jacques. 1990. História e memoria. Traduzido por Bernardo Leitão. Campinas: Unicamp. https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf.
Londeix, Jean Marie. 2012. Londeix guide to the saxophone repertoire: 1844-2012. Glenmoore, PA: Northeastern Music Publications, Inc.
Macedo, Vinicius. 2019. “Os primeiros manuscritos brasileiros para conjuntos de saxofones de Francisco Braga: a possível origem de uma prática musical na Belle- Époque do Rio de Janeiro”. Anais do XXIX Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 1–10. https://anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/view/5747.
Van Regenmorter, Paula J. 2009. “Brazilian Music for Saxophone: A Survey of Solo and Small Chamber Works”. Tese de Doutorado, Maryland: University Maryland. http://drum.lib.umd.edu/handle/1903/9103.
Publicado
2020-11-04