Em Busca de uma Metodologia: conflitos na definição de identidades

  • Matheus Pezzotta Gonçalves Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
Palavras-chave: práticas musicais, memória coletiva, identidade, políticas públicas, coesão social

Resumo

O presente trabalho busca discutir acerca de procedimentos metodológicos adequados às características e problemas resultantes das reminiscências das práticas musicais na Comunidade Remanescente Quilombo do Carmo localizada no município de São Roque no Estado de São Paulo (Brasil), com base nas políticas públicas com vistas à Memória musical do município.

A pesquisa acadêmicamente orientada, através da prática social da escrita, promove o conhecimento, dentro da estabilidade do objeto escrito. No entanto os procedimentos da pesquisa devem considerar ferramentas metodológicas compatíveis à oralidade e à instabilidade que se apresenta nas constantes transformações sociais da comunidade, a fim de contemplar o entendimento de identidades a partir dos agentes delas protagonistas. 

Dentro deste contexto, empregamos a orientação teórica de autores como Sardo para elucidar os conceitos de Identidade e música; Bosi e Reily no que concerne ao campo das memórias (Coletiva e Individual); Marchuschi em relação à Oralidade e Escrita.

A sistematização política a esse Patrimônio Cultural em detrimento da legislação vigente, conduz a problemas sociais de intenso aprofundamento que demandam grande mobilidade de agentes para reavivar as práticas culturais daquela comunidade. Neste sentido, a Pesquisa-ação proposta por Tripp se apresenta como um procedimento metodológico que contempla tanto as demandas teóricas (acadêmicas) como as demandas práticas das vivências do objeto de estudo.

Estabelece-se aqui o paralelo entre práticas musicais, memória coletiva e identidade.

 

Biografia do Autor

Matheus Pezzotta Gonçalves, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Matheus Gonçalves é bacharel em música pela Unesp, atualmente compõem o corpo discente do PPG em Música – Mestrado. Frequentou o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí entre 2009–2012. Participou de Curso livres na Emesp assim como em festivais na Alemanha, Argentina e Brasil.  Em 2014, seu primeiro CD “Tua Obra, Teu Pão - Canções para Darcy Penteado” atuo como violonista e arranjador assim como no segundo CD “Ensaios Sobre Nossas Coisas” em 2016. Já se apresentou na Inglaterra, Itália, Equador, Argentina e Brasil onde atualmente leciona cursos e palestras e se apresenta com o grupo OS CAFUMANGOS.

Referências

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Publicado
2020-11-04