Número Atual

vol. 4 n.º 4 (2017): Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança

O Post-in-progress: 4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança (Post-ip ’17) foi organizado por alunos de pós-graduação associados ao polo da Universidade de Aveiro (UA) do Instituto de Etnomusicologia Cent-ro de Estudos de Música e Dança (INET-md). O congresso contou com a presença de 59 participantes, de 9 países, que efetuaram 53 apresentações. Este fórum teve participações em língua portuguesa, em língua espanhola e em língua inglesa, e decorreu entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2017 no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro, tendo sido as suas sessões de abertura e encerramento realizadas no Auditório do Complexo Departamento de comunicação e Arte da mesma Universidade.

O congresso teve a sua sessão de abertura no auditório supracitado onde estiveram presentes Julieta Silva e Margarida Cardoso, em nome da Comissão Organizadora do Post-ip’17, a Prof. Susana Sardo, como Coordenadora do INET-md da Universidade de Aveiro, a Prof. Salwa Castelo-Branco, como coordenadora do INET-md, o Prof. Rui Raposo, como director do Departamento de Comunicação e Arte e o Prof. Manuel Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro, à data.

Esta quarta edição do Post-ip, Post-ip ’17, teve a honra de acolher como oradores convidados Rubén López Cano e Úrsula San Cristóbal, Vincent Dubois, Sílvia Martinez e ainda Ana Fávia Miguel, como primeira convidada da rubrica instaurada nesta edição, Jovem Orador(a) Principal.

Publicado: 2019-09-26

Artigos

Introdução

Ver Todos os Números

A revista post-ip é uma publicação bienal que pretende difundir os resultados do Post-ip: Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança, que se realiza em Aveiro a cada dois anos. O Fórum e o respetivo livro de atas encontram-se orientados para a participação de estudantes de pós-graduação nos diversos domínios científicos da Música e da Dança, nomeadamente Etnomusicologia e Estudos de Música Popular; Estudos Históricos e Culturais em Música; Criação, Teoria e Música; Estudos de Dança; Estudos de Performance e Performance como Investigação Artística e Educação e Música na Comunidade. O post-ip tem como missão criar um espaço para a discussão e divulgação de investigação de alunos de pós-graduação em Música e Dança, que nem sempre encontram um espaço a si exclusivamente dedicado noutros contextos de divulgação de investigação. Deste modo, para além de procurar contribuir para a construção de conhecimento no âmbito da Música e Dança o Post-ip procura também constituir uma plataforma de apoio entre estudantes de pós-graduação que debatem questões e problemas idênticos.

As propostas submetidas devem ser originais e serão bem-vindas aquelas que privilegiem um olhar crítico sobre os paradigmas teóricos, os métodos, a transdisciplinaridade, as formas de validação do saber, as ideologias implicadas na investigação, os recursos de representação, as estratégias narrativas, as orientações éticas e estéticas da investigação, as relações dos sujeitos na experiência de trabalho de campo, o significado político e social da investigação, as forças envolvidas na configuração dos arquivos sonoros, a bagagem perceptiva e conceptual do observador, as novas tecnologias e os seus modos de transmitir e partilhar o conhecimento.