-
vol. 16 n.º 2 (2024)
Este número de julho de 2024 da Revista Indagatio Didactica integra 18 artigos que recobrem as diferentes secções da revista: Didática e Desenvolvimento Curricular (9); Supervisão em Educação (1); Políticas e Avaliação em Educação (2); Tecnologias (Digitais) em Educação (6). Os estudos assim distribuídos percorrem diferentes temáticas, de diferentes âmbitos e latitudes, encontrando-se artigos produzidos por autores de instituições portuguesas, moçambicanas, brasileiras e mexicanas.
-
vol. 16 n.º 1 (2024)
Número especial que reúne trabalhos apresentados na VII Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDiT) e a I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (CTeCA) que tiveram lugar em Leiria, no dia 18 de março de 2023.
-
vol. 15 n.º 3 (2023)
O presente número da Revista Indagatio Didactica é composto por 13 artigos, assim distribuídos pelas respetivas secções da revista: Supervisão em Educação, um artigo; Políticas e Avaliação em Educação, dois artigos; Tecnologias (Digitais) em Educação, dois artigos e Desenvolvimento Curricular e Didática, oito artigos.
-
vol. 15 n.º 2 (2023)
Os artigos publicados neste número especial da revista Indagatio Didactica foram selecionados de entre os trabalhos submetidos ao Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT2022) e aceites como comunicações orais de investigação sobre ou centradas nas práticas de ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia.
-
vol. 15 n.º 1 (2023)
Esta edição especial da Revista Indagatio Didactica apresenta uma coletânea de artigos elaborados por participantes no VIII Seminário Ibero-Americano CTS (SIACTS), onde descrevem os resultados de atividades investigativas em instituições académicas em países ibero-americanos.
-
vol. 14 n.º 2 (2022)
Esta edição normal da Indagatio Didactica é composta por 5 textos, 3 inscritos na secção "Desenvolvimento Curricular e Didática" e 2 em "Políticas e Avaliação em Educação".
Os textos que compõem o presente número da Revista caracterizam-se pela diversidade, principalmente, relativa aos contextos nacionais ou estrangeiros, às temáticas e áreas privilegiadas e aos níveis de ensino.
-
vol. 14 n.º 1 (2022)
Esta edição normal da Indagatio Didactica é composta por 11 textos dedicados à análise de reflexão de práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados, divididos pelas 4 principais secções da Revista: Desenvolvimento Curricular e Didática, com 5 artigos; Tecnologias da informação em educação, com 3 artigos; Avaliação em educação, com 1 artigo; e Supervisão em Educação, com 2 artigos.
-
vol. 13 n.º 5 (2021)
Os nove artigos que compõem a presente edição regular da Revista Online Indagatio Didactica inscrevem-se nas rubricas Outros olhares (dois artigos), Supervisão (um artigo), Avaliação em Educação (um artigo) e Tecnologias da Informação em Educação (cinco artigos).
-
vol. 13 n.º 4 (2021)
Este número especial da Revista Indagatio Didactica reúne doze textos representativos das reflexões, constatações e contribuições para o enriquecimento do campo da Supervisão, decorrentes dos resumos expandidos apresentados pelos autores no II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: Políticas e Práticas, que se realizou online nos dias 5 e 6 de novembro de 2020.
-
vol. 13 n.º 3 (2021)
O presente número da Revista Online Indagatio Didactica é composto por vinte e oito artigos, distribuídos por cinco secções distintas. As rubricas Supervisão e Tecnologias da Informação em Educação contam com seis artigos em cada uma; na secção Avaliação em Educação apresentam-se dois trabalhos; a rubrica Desenvolvimento Curricular e Didática é composta por dez artigos e, na secção Outros Olhares, estão incluídos quatro trabalhos.
-
vol. 13 n.º 2 (2021)
Para a presente edição especial da revista Indagatio Didactica, foi feita uma seleção de artigos da INCLUDiT VI, VI Conferência Internacional para a Inclusão, que descrevem trabalhos de investigação ilustrativos da investigação realizada no âmbito da temática da educação inclusiva.
-
vol. 13 n.º 1 (2021)
Os artigos publicados neste número especial da revista Indagatio Didactica foram selecionados dentre os trabalhos submetidos ao Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT2020) e aceites como comunicações orais de investigação sobre práticas de ensino de Ciências e Tecnologia.
-
vol. 12 n.º 4 (2020)
Edição especial da Indagatio Didactica constituída por 38 artigos correspondentes a trabalhos que apresentados em formato oral ou póster no VII Seminário Ibero-Americano CTS (VII SIACTS) realizado na Universidade de Valência (Espanha), de 19 a 21 de novembro, 2020.
-
vol. 12 n.º 2 (2020)
O presente número da revista eletrónica Indagatio Didactica apresenta uma seleção de textos correspondentes a comunicações apresentadas e a oficinas dinamizadas no VI Encontro internacional de reflexão sobre a escrita (VI EIRE): algumas décadas de investigação e ensino (protextos.web.ua.pt/vi-eire2019/), que decorreu nos dias 21 e 22 de junho de 2019, na Universidade de Aveiro, organizado pelo grupo ProTextos (Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos), com a Associação de Estudos Lusófonos/Lusophone Studies Association, o Grupo “Reflexão sobre a Escrita”, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e a Universidade do Minho.
-
vol. 12 n.º 1 (2020)
A seleção dos artigos publicados neste dossiê teve origem no 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, realizado entre os dias 16 a 19 de julho de 2019, em Lisboa, Portugal. Os artigos foram selecionados e aprovados pela comissão científica, tendo sido revistos e ampliados pelos respetivos autores, mediante critérios da Indagatio Didactica, visando a ampliação conceitual e epistemológica dos trabalhos apresentados no evento.
-
vol. 11 n.º 4 (2019)
O presente número da Revista Online Indagatio Didactica é composto por dezassete artigos distribuídos por quatro secções distintas. Começando pela rubrica Supervisão, esta é composta por quatro trabalhos, seguidos de três incluídos na secção Tecnologias da Informação em Educação. Passamos depois à rubrica Supervisão com cinco artigos, para terminar com outros cinco trabalhos inseridos na secção Desenvolvimento Curricular e Didática. Importa informar que, mais uma vez, recebemos um elevado número de submissões de propostas, continuando a reafirmar-se a vitalidade e o interesse internacional da Revista. Aos novos autores e aos revisores que gentilmente aceitaram o convite endereçado reiteramos o nosso reconhecido agradecimento. Bem como agradecemos o trabalho empenhado e altamente profissional e responsável de todos os revisores e autores que, num curtíssimo espaço de tempo – pouco mais de dois meses, contribuíram para que esta edição viesse a contar com um número considerável de artigos, todos eles de qualidade.
-
vol. 11 n.º 3 (2019)
Edição Especial da Revista Indagatio Didactica, constituída por 13 dos artigos apresentados na 7ª edição do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ 2018), que teve lugar entre os dias 10 e 13 de julho de 2018 nas instalações da UNIFOR – Universidade de Fortaleza, na cidade de Fortaleza, como forma de reconhecer e premiar alguns dos melhores trabalhos de investigação qualitativa desenvolvidos pela comunidade Ibero-Americana.
-
vol. 10 n.º 5 (2018)
O atual número da Revista Online Indagatio Didactica é composto por treze artigos distribuídos por quatro secções diferentes. Nas secções Avaliação em Educação e Didática e Desenvolvimento Curricular incluíram-se quatro artigos em cada. A secção Supervisão conta com três trabalhos e a rubrica Tecnologias da Informação em Educação apresenta dois artigos.
-
vol. 10 n.º 4 (2018)
Os artigos publicados neste número especial da revista Indagatio Didactica foram selecionados dentre os trabalhos submetidos ao Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT2018) e aceites como comunicações orais de investigação sobre práticas de ensino de Ciências e Tecnologia.
Todas as submissões ao VPCT2018 foram sujeitas a um processo de revisão duplamente cego por, pelo menos, dois revisores da respectiva área científica. Depois deste processo, os manuscritos aceites foram revistos pelos respectivos autores para incorporar as sugestões feitas pelos revisores. Por fim, os artigos seleccionados para publicação neste número especial tiveram um processo de edição adicional.
-
vol. 10 n.º 3 (2018)
Número especial da Revista Indagatio Didactica O TELSC em Números. Este número reúne um conjunto de seis artigos, um da autoria do Coordenador Nacional do Programa de Doutoramento TELSC (Programa de Doutoramento Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais / Technology Enhanced Learning and Societal Challenges – TELSC), e cinco de doutorandos com projetos em curso nas três universidades que integram o Programa de Doutoramento TELSC (Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro e Universidade do Minho). Os artigos dos doutorandos que constam deste Número especial são o resultado das versões alargadas dos resumos das comunicações selecionados para apresentação no dia do Encontro, que decorreu a 25 de junho de 2018, em simultâneo e de forma síncrona, nas três universidades, com recurso à plataforma Zoom.