• vol. 12 n.º 4 (2020)

    Edição especial da Indagatio Didactica constituída por 38 artigos correspondentes a trabalhos que apresentados em formato oral ou póster no VII Seminário Ibero-Americano CTS (VII SIACTS) realizado na Universidade de Valência  (Espanha), de 19 a 21 de novembro, 2020.

  • vol. 12 n.º 2 (2020)

    O presente número da revista eletrónica Indagatio Didactica apresenta uma seleção de textos correspondentes a comunicações apresentadas e a oficinas dinamizadas no VI Encontro internacional de reflexão sobre a escrita (VI EIRE): algumas décadas de investigação e ensino (protextos.web.ua.pt/vi-eire2019/), que decorreu nos dias 21 e 22 de junho de 2019, na Universidade de Aveiro, organizado pelo grupo ProTextos (Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos), com a Associação de Estudos Lusófonos/Lusophone Studies Association, o Grupo “Reflexão sobre a Escrita”, o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e a Universidade do Minho.

  • vol. 12 n.º 1 (2020)

    A seleção dos artigos publicados neste dossiê teve origem no 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, realizado entre os dias 16 a 19 de julho de 2019, em Lisboa, Portugal. Os artigos foram selecionados e aprovados pela comissão científica, tendo sido revistos e ampliados pelos respetivos autores, mediante critérios da Indagatio Didactica, visando a ampliação conceitual e epistemológica dos trabalhos apresentados no evento.

  • vol. 11 n.º 4 (2019)

    O presente número da Revista Online Indagatio Didactica é composto por dezassete artigos distribuídos por quatro secções distintas. Começando pela rubrica Supervisão, esta é composta por quatro trabalhos, seguidos de três incluídos na secção Tecnologias da Informação em Educação. Passamos depois à rubrica Supervisão com cinco artigos, para terminar com outros cinco trabalhos inseridos na secção Desenvolvimento Curricular e Didática. Importa informar que, mais uma vez, recebemos um elevado número de submissões de propostas, continuando a reafirmar-se a vitalidade e o interesse internacional da Revista. Aos novos autores e aos revisores que gentilmente aceitaram o convite endereçado reiteramos o nosso reconhecido agradecimento. Bem como agradecemos o trabalho empenhado e altamente profissional e responsável de todos os revisores e autores que, num curtíssimo espaço de tempo – pouco mais de dois meses, contribuíram para que esta edição viesse a contar com um número considerável de artigos, todos eles de qualidade.

  • vol. 11 n.º 3 (2019)

    Edição Especial da Revista Indagatio Didactica, constituída por 13 dos artigos apresentados na 7ª edição do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ 2018), que teve lugar entre os dias 10 e 13 de julho de 2018 nas instalações da UNIFOR – Universidade de Fortaleza, na cidade de Fortaleza, como forma de reconhecer e premiar alguns dos melhores trabalhos de investigação qualitativa desenvolvidos pela comunidade Ibero-Americana.

  • vol. 10 n.º 5 (2018)

    O atual número da Revista Online Indagatio Didactica é composto por treze artigos distribuídos por quatro secções diferentes. Nas secções Avaliação em Educação e Didática e Desenvolvimento Curricular incluíram-se quatro artigos em cada. A secção Supervisão conta com três trabalhos e a rubrica Tecnologias da Informação em Educação apresenta dois artigos.

  • vol. 10 n.º 4 (2018)

    Os artigos publicados neste número especial da revista Indagatio Didactica foram selecionados dentre os trabalhos submetidos ao Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT2018) e aceites como comunicações orais de investigação sobre práticas de ensino de Ciências e Tecnologia.

    Todas as submissões ao VPCT2018 foram sujeitas a um processo de revisão duplamente cego por, pelo menos, dois revisores da respectiva área científica. Depois deste processo, os manuscritos aceites foram revistos pelos respectivos autores para incorporar as sugestões feitas pelos revisores. Por fim, os artigos seleccionados para publicação neste número especial tiveram um processo de edição adicional.

  • vol. 10 n.º 3 (2018)

    Número especial da Revista Indagatio Didactica O TELSC em Números. Este número reúne um conjunto de seis artigos, um da autoria do Coordenador Nacional do Programa de Doutoramento TELSC (Programa de Doutoramento Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais / Technology Enhanced Learning and Societal Challenges – TELSC), e cinco de doutorandos com projetos em curso nas três universidades que integram o Programa de Doutoramento TELSC (Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro e Universidade do Minho). Os artigos dos doutorandos que constam deste Número especial são o resultado das versões alargadas dos resumos das comunicações selecionados para apresentação no dia do Encontro, que decorreu a 25 de junho de 2018, em simultâneo e de forma síncrona, nas três universidades, com recurso à plataforma Zoom.

  • vol. 10 n.º 2 (2018)

    Com a presente edição celebram-se os 10 anos da Revista Online Indagatio Didactica. O primeiro número da Revista foi publicado em julho de 2009. A evolução ocorrida desde aí ficou patente no poster apresentado no II Fórum do CIDTFF, no dia 4 de julho de 2018, e cujas atas podem ser consultadas no Repositório da Universidade de Aveiro. A todos quantos contribuíram para o atual sucesso da Revista ficam os maiores agradecimentos e a certeza de que continuaremos sempre a trabalhar para o contínuo progresso da Revista, dentro dos mais elevados parâmetros de qualidade e responsabilidade.

    A presente edição da Revista é composta por dezasseis artigos, distribuídos pelas seguintes secções: quatro artigos estão incluídos na secção Acontece; três estão incluídos na secção Didática e Desenvolvimento Curricular e outros três na rubrica Tecnologias da Informação em Educação; dois artigos pertencem à rubrica Avaliação; e, quatro trabalhos estão inseridos na secção Supervisão.

  • vol. 10 n.º 1 (2018)

    Número especial da Revista Indagatio Didactica dedicado ao tema Educação e formação para a cidadania global. Este número reúne um conjunto de seis artigos, da autoria de seis formadoras de professores e de dois professores em formação inicial, que resultam da participação das formadoras num grupo de trabalho criado no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro em torno do programa de formação “Internacionalização do currículo: rumo a uma educação global na formação inicial de professores”.

  • vol. 9 n.º 4 (2017)

    A presente edição da Revista é composta por vinte e três artigos, o número mais elevado até à data, distribuídos pelas seguintes secções: dois artigos pertencem à rubrica Avaliação; nove estão incluídos na secção Didática e Desenvolvimento Curricular; quatro trabalhos inseridos na secção Supervisão; e, oito na rubrica Tecnologias da Informação em Educação.

  • vol. 9 n.º 3 (2017)

    Esta edição especial da Revista Indagatio Didactica, um espaço editorial do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, da Universidade de Aveiro, contém nove artigos que abordam a temática “Investigação Qualitativa e Educação”, textos previamente apresentados no 6º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ 2017) e selecionados, dentre vários, como as melhores produções acerca da temática proposta. Os autores foram convidados a apresentarem para esta edição uma nova versão mais completa e aprofundada, mas que refletisse a essência dos estudos e pesquisas apresentados no evento realizado em Salamanca, na Espanha.

  • vol. 9 n.º 2 (2017)

    O atual número da Revista Online Indagatio Didactica é composto por treze artigos distribuídos por cinco secções diferentes revelando, assim, a diversidade de temáticas abordadas. A secção Avaliação apresenta dois artigos, a secção Didática e Desenvolvimento Curricular conta com cinco artigos, bem como a secção Tecnologias da Informação em Educação e na secção Outros Olhares foi incluído um trabalho.

  • vol. 9 n.º 1 (2017)

    Os sete artigos publicados neste número especial da Revista Online Indagatio Didactica (ID) foram selecionados de entre os trabalhos desenvolvidos no âmbito de uma ação de formação intitulada Pedagogia no Ensino Superior: Estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação inovadoras, promovida pela UINFOC – Unidade Continuada de Formação Continuada da Universidade de Aveiro.

  • vol. 8 n.º 5 (2016)

    O atual número da Revista Online Indagatio Didactica, é composto por dez artigos, estando seis incluídos na secção Desenvolvimento Curricular e Didática e quatro na secção Tecnologias da Informação em Educação. Os critérios de ordenação dos artigos incluídos em cada uma das secções foram: i) a abrangência das problemáticas; ii) os níveis etários envolvidos; e, iii) as áreas temáticas.

  • vol. 8 n.º 4 (2016)

    Os artigos publicados neste número especial da revista Indagatio Didactica foram seleccionados a partir dos textos aceites para o Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT2016), que decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, Portugal, nos dias 11 e 12 de novembro de 2016.

  • vol. 8 n.º 3 (2016)

    Os artigos publicados neste número especial da Revista Indagatio Didactica (ID) foram selecionados a partir do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016).

1-25 de 44