Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor", na plataforma de submissão.
  • A submissão inclui uma versão da proposta de artigo completa (com os autores devidamente identificados) e outra versão pronta para revisão cega por pares.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram fornecidos quando disponíveis, preferindo-se o uso de DOI, quando existente.
  • As propostas de artigo seguem a estrutura de artigo indicada em Instruções para Autores.
  • O texto está em espaço simples; usa a fonte “Arial” de 10-pontos para o corpo do texto; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, em vez de no final do documento, sob a forma de anexos. Segue o modelo disponibilizado em português ou em inglês, adaptando-o, se necessário, à língua principal do artigo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores.

Instruções para Autores

A revista Indagatio Didactica aceita propostas de artigo nas línguas portuguesa, inglesa, francesa, castelhana e italiana.

Privilegiam-se artigos de investigação teórica ou empírica, já concluída, que abordem temáticas emergentes e abrangentes, apresentem quadros teóricos devidamente sustentados, integrem referências fundacionais a par de outras atuais e inscritas em bases de dados reputadas e que possam interessar a um público alargado, de âmbito internacional.

Os trabalhos devem ser originais, não terem sido publicados previamente nem estar em processo de publicação noutra revista ou atas de evento científico, sendo a originalidade dos trabalhos verificada via URKUND.

O uso do Modelo de artigo da Indagatio Didactica e o cumprimento das normas de publicação APA 7 são obrigatórios. No caso da língua principal do artigo não ser o português nem o inglês, o modelo pode ser adaptado à língua principal do artigo.

 Modelos de artigo: em português e em inglês

 

No caso de trabalhos em coautoria, é obrigatório explicitar a contribuição de cada autor para o trabalho desenvolvido, com base nas orientações da taxonomia CRediT. O autor correspondente deve fornecer contactos de email funcionais e o ORCID de todos os autores. Em alternativa, poderão indicar outro identificador – Scopus, Web of Science, ….

As submissões de trabalhos de investigação são realizadas via plataforma PROA-UA, nas datas definidas para cada chamada de trabalhos. Em caso de problemas técnicos, os autores deverão contactar a equipa editorial usando o e-mail de-indagatio.didactica@ua.pt

 

Cada número da Indagatio Didactica – regular ou especial – integra:

  • um máximo de 25% de artigos com autoria ou coautoria de membros do CIDTFF;
  • no máximo, 1 artigo subscrito por um mesmo (co)autor e com um intervalo mínimo de 2 números consecutivos da revista.

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista
  2. A submissão inclui uma versão da proposta de artigo completa (com os autores devidamente identificados) e outra versão pronta para revisão cega por pares
  3. Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  4. URL para as referências devem ser fornecidos quando disponíveis, preferindo-se o uso de DOI, quando existente
  5. As propostas devem seguir a seguinte estrutura:
  • Título em três línguas aceites pela Indagatio Didactica, sendo obrigatória o inglês
  • Autores, Afiliação, Contactos de e-mail
  • Resumos e Palavras-chave (em inglês e em mais duas línguas à escolha, entre português, francês, espanhol ou italiano)
  • Introdução
  • Contextualização teórica
  • Metodologia
  • Resultados e sua discussão
  • Conclusões e/ou Considerações finais
  • Referências bibliográficas (normas APA 7ª edição)
  1. As propostas de artigo deverão ter entre 5000 a 7000 palavras, incluindo as referências bibliográficas e excluindo os 3 resumos e respetivas palavras-chave. As submissões de trabalhos de investigação são realizadas via plataforma PROA-UA
  2. O texto está em espaço simples; usa a fonte “Arial” de 10-pontos para o corpo do texto; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, em vez de no final do documento, sob a forma de anexos. Segue o modelo disponibilizado em português ou em inglês (podendo ainda o modelo pode ser adaptado à língua principal do artigo).
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para autores, na secção "Submissões". Ver mais nos Modelos de artigo [cada um com hiperligação ao documento]

A submissão é realizada através da plataforma PROA. Os autores que submetem trabalhos pela primeira vez têm de efetuar o registo (https://proa.ua.pt/index.php/id/user/register).

Em caso de problemas técnicos, os autores deverão contactar a equipa editorial usando o e-mail de-indagatio.didactica@ua.pt

 

Declaração de Direitos de Autor

Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.

A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.