A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), estando, portanto, alinhada com a missão deste Centro – “produzir conhecimento capaz de contribuir para a formação de cidadãos capazes e críticos e para a criação de um mundo melhor” (CIDTFF, 2020).
A investigação em educação, de cariz teórico ou empírico, desenvolvida fundamentalmente por académicos, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados.
Trata-se de uma revista online, de âmbito internacional, dirigida principalmente a investigadores, embora com interesse para decisores políticos, professores, formadores e outros, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos e a generalidade da comunidade educativa. Visa o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.
A Indagatio Didactica estrutura-se em quatro secções, consoante o foco da investigação desenvolvida, que devem ser lidas como um todo coerente e não de forma atomizada:
- Desenvolvimento Curricular e Didática;
- Tecnologias (Digitais) em Educação;
- Políticas e Avaliação em Educação;
- Supervisão em Educação.
A secção de Desenvolvimento Curricular e Didática (DCD) publica artigos que constituam, continuadamente, contribuições de referência nos domínios em que as questões curriculares e da didática se apresentem relevantes. Este espaço assume-se, assim, como um desafio a investigadores, professores, decisores políticos e construtores de propostas curriculares, formadores de professores, estudantes de pós-graduação em educação, autores de manuais escolares, entre outros. O questionamento e análise de reformas e projetos educativos e curriculares, nacionais e internacionais, bem como propostas sustentadas pela investigação e que apontem rumos futuros, são aqui incluídos. Cabem, também, nesta secção, descrições, análises e reflexões sobre ensino e ou aprendizagem, recursos didáticos e outros trabalhos que contribuam para a divulgação e troca de experiências inovadoras no âmbito da didática e da ação educativa, em espaços formais e não formais e em toda a extensão do sistema educativo. Incentiva-se igualmente a publicação de estudos que analisem aspetos da evolução histórica do conhecimento ou dos seus recentes avanços, que clarifiquem conceitos ou apresentem formas de comunicar e divulgar o conhecimento. Para além das áreas das Línguas, das Ciências, da Matemática e das Expressões, promovem-se, também, abordagens interdisciplinares e transdisciplinares. Deseja-se o cruzamento de enfoques diversos, mas assume-se um compromisso com perspetivas de investigação sobre currículo e didática e com práticas de ensino, impulsionadoras de atitudes favoráveis à aprendizagem, identificadas com educação e cultura para uma cidadania de sucesso, ativa e comprometida com a construção de um presente e de um futuro sustentáveis.
A secção de Tecnologias (Digitais) em Educação (T(D)E) privilegia a publicação de estudos/projetos/trabalhos de investigação relacionados com a exploração, análise, desenvolvimento, produção e implementação de recursos diversificados, com fins educativos e formativos, em formato digital ou não digital, em contextos académicos, formais, não formais ou informais, assistindo diferentes modalidades de utilização. No caso dos suportes digitais, estes podem diversificar-se entre as ferramentas características da Web, softwares educativos/formativos dedicados, jogos em rede, plataformas de gestão da aprendizagem, mundos virtuais 3D, etc., incentivando-se o permanente acompanhamento da evolução da tecnologia. Os contextos podem abarcar situações de ensino presencial, em e-learning, em b-learning, por recurso a comunicações síncronas ou assíncronas, em áreas curriculares, extracurriculares ou profissionais.
No âmbito da secção Políticas e Avaliação em Educação (PAE) acolhem-se contributos relacionados com o estudo de políticas com impacto na educação, de âmbito nacional e internacional, a sua evolução ao longo do tempo, o seu acolhimento por diferentes tipologias de atores em educação, os seus efeitos, entre outros tópicos relevantes para esta área do saber. De igual modo, publicam-se estudos referentes à avaliação das aprendizagens, das instituições, de cursos, de unidades curriculares, da docência, em contextos diversificados, em todos os níveis de ensino e/ou de formação, incluindo a aprendizagem ao longo da vida. Sendo a avaliação em educação uma área de conhecimento de difícil delimitação e que levanta controvérsias, textos que contribuam para a sua clarificação serão especialmente bem-vindos. Prevê-se ainda a inclusão de textos que relatem a operacionalização do processo de avaliação, usando referenciais teóricos reconhecidos, que contribuam para colmatar o défice na divulgação de instrumentos/procedimentos de avaliação em educação bem como a descrição e problematização de práticas de referência na área.
A secção dedicada à área científica da Supervisão em Educação (SE) procura estimular e divulgar estudos que, reconhecidamente, se inscrevem na descrição, problematização e reflexão acerca de conhecimento teóricos e processos práticos de acompanhamento, orientação e monitorização de processos de ensino-aprendizagem que possam concorrer para a construção de conhecimento (individual e coletivo), numa perspetiva de desenvolvimento pessoal, institucional e humano, em diversas áreas e campos de intervenção profissional. Pretende-se, assim, contribuir para a inovação das práticas de supervisão em contextos educativos diferenciados, valorizando dinâmicas supervisivas de natureza transcurricular e multi-modal (pedagógica, curricular, profissional, institucional e investigativa).
Para além dos números regulares – dois por ano, em julho e dezembro –, a Indagatio Didactica publica números especiais, alinhados com o espírito e normas editoriais da Revista:
- Dossiers temáticos;
- Seleção de textos de eventos científicos em educação – congressos, encontros, seminários, …
Ref. Bibl.: CIDTFF. (2020, 7 de julho). CIDTFF. Universidade de Aveiro. https://www.ua.pt/pt/cidtff
Indexada em: CAPES/QUALIS, classificação A3 (avaliação Qualis 2017-2020) | RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) | Sherpa Romeo | DOAJ | Google Scholar
Revisão
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Ética e Más Práticas
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Igualmente, serão rejeitadas todas as propostas em que for detetado plágio. Para essa deteção, quando tal se revele necessário, usa-se o URKUND, ferramenta disponibilizada pela UA à sua comunidade académica, ou outra que os revisores privilegiem.
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