A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados. 

Trata-se de uma revista online, dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

Indexada em: CAPES/QUALIS, categoria ENSINO, B2 (desde 2015) | RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) | Sherpa Romeo

 

Revisão:

Todos os artigos são submetidos a um processo de revisão duplamente cega por pares.

Os artigos são revistos pelos mais diversificados revisores: Revisores externos sugeridos e selecionados pelo(s) editor(es), tendo em consideração o tema do artigo.

Tal revisão é estruturada, sendo disponibilizado o sistema de categorias a todos os revisores no início do processo de revisão. Cada revisão é dada a conhecer aos autores e ao(s) editor(es). O(s) editor(es) medeia(m) a comunicação entre revisores e autores, mantendo-se assim o anonimato entre ambos.

 

Acesso aberto

A Revista Indagatio Didactica é de acesso aberto incluída nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal - RCAAP.

Todos os seus conteúdos encontram-se disponíveis gratuitamente, sem custos para o utilizador e para a sua instituição. Aos utilizadores é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou fazer ligação aos textos completos, ou utilizá-los para quaisquer outros fins lícitos, sem pedir autorização prévia à editora ou autores, tendo sempre o cuidado de citar devidamente a fonte.

A Revista atribui a cada artigo publicado um DOI (Digital Object Identifier).

 

Pagamentos

A Revista Indagatio Didactica não cobra qualquer taxa pela submissão de artigos, avaliação por pares, revisão, publicação, disponibilização online e download.

 

Licenças e Direitos de Autor

A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0

Todos os artigos publicados na Revista Indagatio Didactica devem ser originais. Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos da primeira publicação à Revista. Para a sua reprodução noutra Revista, é exigida a autorização da Equipa Editorial da Revista Indagatio Didactica.

 

Ética e Más Práticas

A Revista Indagatio Didactica adere aos princípios de ética delineados pela COPE - Committee on Publication Ethics.

Todas as propostas de artigo submetidas com suspeita de não cumprirem aqueles princ´ípios são rejeitadas.

Igualmente, serão rejeitadas todas as propostas em que for detetado plágio. Para essa deteção, quando tal se revele necessário, usa-se o URKUND, ferramenta disponibilizada pela UA à sua comunidade académica, ou outra que os revisores privilegiem.