-
vol. 10 n.º 4 (2018)
Os artigos publicados neste número especial da revista Indagatio Didactica foram selecionados dentre os trabalhos submetidos ao Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT2018) e aceites como comunicações orais de investigação sobre práticas de ensino de Ciências e Tecnologia.
Todas as submissões ao VPCT2018 foram sujeitas a um processo de revisão duplamente cego por, pelo menos, dois revisores da respectiva área científica. Depois deste processo, os manuscritos aceites foram revistos pelos respectivos autores para incorporar as sugestões feitas pelos revisores. Por fim, os artigos seleccionados para publicação neste número especial tiveram um processo de edição adicional.
-
vol. 10 n.º 3 (2018)
Número especial da Revista Indagatio Didactica O TELSC em Números. Este número reúne um conjunto de seis artigos, um da autoria do Coordenador Nacional do Programa de Doutoramento TELSC (Programa de Doutoramento Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais / Technology Enhanced Learning and Societal Challenges – TELSC), e cinco de doutorandos com projetos em curso nas três universidades que integram o Programa de Doutoramento TELSC (Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro e Universidade do Minho). Os artigos dos doutorandos que constam deste Número especial são o resultado das versões alargadas dos resumos das comunicações selecionados para apresentação no dia do Encontro, que decorreu a 25 de junho de 2018, em simultâneo e de forma síncrona, nas três universidades, com recurso à plataforma Zoom.
-
vol. 10 n.º 2 (2018)
Com a presente edição celebram-se os 10 anos da Revista Online Indagatio Didactica. O primeiro número da Revista foi publicado em julho de 2009. A evolução ocorrida desde aí ficou patente no poster apresentado no II Fórum do CIDTFF, no dia 4 de julho de 2018, e cujas atas podem ser consultadas no Repositório da Universidade de Aveiro. A todos quantos contribuíram para o atual sucesso da Revista ficam os maiores agradecimentos e a certeza de que continuaremos sempre a trabalhar para o contínuo progresso da Revista, dentro dos mais elevados parâmetros de qualidade e responsabilidade.
A presente edição da Revista é composta por dezasseis artigos, distribuídos pelas seguintes secções: quatro artigos estão incluídos na secção Acontece; três estão incluídos na secção Didática e Desenvolvimento Curricular e outros três na rubrica Tecnologias da Informação em Educação; dois artigos pertencem à rubrica Avaliação; e, quatro trabalhos estão inseridos na secção Supervisão.
-
vol. 10 n.º 1 (2018)
Número especial da Revista Indagatio Didactica dedicado ao tema Educação e formação para a cidadania global. Este número reúne um conjunto de seis artigos, da autoria de seis formadoras de professores e de dois professores em formação inicial, que resultam da participação das formadoras num grupo de trabalho criado no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro em torno do programa de formação “Internacionalização do currículo: rumo a uma educação global na formação inicial de professores”.
-
vol. 9 n.º 4 (2017)
A presente edição da Revista é composta por vinte e três artigos, o número mais elevado até à data, distribuídos pelas seguintes secções: dois artigos pertencem à rubrica Avaliação; nove estão incluídos na secção Didática e Desenvolvimento Curricular; quatro trabalhos inseridos na secção Supervisão; e, oito na rubrica Tecnologias da Informação em Educação.
-
vol. 9 n.º 3 (2017)
Esta edição especial da Revista Indagatio Didactica, um espaço editorial do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, da Universidade de Aveiro, contém nove artigos que abordam a temática “Investigação Qualitativa e Educação”, textos previamente apresentados no 6º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ 2017) e selecionados, dentre vários, como as melhores produções acerca da temática proposta. Os autores foram convidados a apresentarem para esta edição uma nova versão mais completa e aprofundada, mas que refletisse a essência dos estudos e pesquisas apresentados no evento realizado em Salamanca, na Espanha.
-
vol. 9 n.º 2 (2017)
O atual número da Revista Online Indagatio Didactica é composto por treze artigos distribuídos por cinco secções diferentes revelando, assim, a diversidade de temáticas abordadas. A secção Avaliação apresenta dois artigos, a secção Didática e Desenvolvimento Curricular conta com cinco artigos, bem como a secção Tecnologias da Informação em Educação e na secção Outros Olhares foi incluído um trabalho.
-
vol. 9 n.º 1 (2017)
Os sete artigos publicados neste número especial da Revista Online Indagatio Didactica (ID) foram selecionados de entre os trabalhos desenvolvidos no âmbito de uma ação de formação intitulada Pedagogia no Ensino Superior: Estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação inovadoras, promovida pela UINFOC – Unidade Continuada de Formação Continuada da Universidade de Aveiro.
-
vol. 8 n.º 5 (2016)
O atual número da Revista Online Indagatio Didactica, é composto por dez artigos, estando seis incluídos na secção Desenvolvimento Curricular e Didática e quatro na secção Tecnologias da Informação em Educação. Os critérios de ordenação dos artigos incluídos em cada uma das secções foram: i) a abrangência das problemáticas; ii) os níveis etários envolvidos; e, iii) as áreas temáticas.
-
vol. 8 n.º 4 (2016)
Os artigos publicados neste número especial da revista Indagatio Didactica foram seleccionados a partir dos textos aceites para o Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT2016), que decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, Portugal, nos dias 11 e 12 de novembro de 2016.
-
vol. 8 n.º 3 (2016)
Os artigos publicados neste número especial da Revista Indagatio Didactica (ID) foram selecionados a partir do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016).
-
vol. 6 n.º 4 (2014)
O número da Revista Online Indagatio Didactica agora publicado é composto por dez artigos distribuídos por quatro secções, realçando-se, uma vez mais, a diversidade de temáticas abarcadas e de áreas de interesse dos vinte e um autores participantes.
-
vol. 6 n.º 3 (2014)
O 3º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2014) ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2014 na Universidade da Extremadura em Badajoz, Espanha. Entretanto, devemos relembrar que o CIAIQ2013 foi realizado na Universidade de Aveiro e teve suas atas de artigos completos publicadas na revista Indagatio Didactica. Para os editores é uma honra apresentar mais um número especial a esta prestigiada revista. Nesta nova edição constam onze artigos escolhidos pela comissão de organização da conferência, para serem ampliados e aprofundados em relação as versões publicadas nas atas ordinárias do CIAIQ2014.
-
vol. 6 n.º 1 (2014)
O projeto TRACER - O Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português (financiamento FCT, com a referência n.º PTDC/CPE-CED/113368/2009COMPETE:FCOMP-01- 0124-FEDER-014394) decorreu na Universidade de Aveiro, com enquadramento nas unidades de investigação CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Ciências e Tecnologias da Comunicação e CIDTFF – Centro de Investigação em Didática na Formação de Formadores, no período 2011-2014 (http://cms.ua.pt/TRACER). Um dos objetivos propostos para o projeto foi a organização de uma conferência que permitisse divulgar os resultados da investigação realizada, bem como promover a partilha e discussão dos resultados de estudos e projetos de investigação promovidos por outros investigadores a nível nacional sobre temáticas directamente relacionadas com a do projeto, constituindo-se, assim, como um fórum privilegiado para a disseminação de boas-práticas, desafios, metodologias de investigação e conclusões relevantes para a comunidade científica nacional.
-
vol. 5 n.º 2 (2013)
2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa.
-
vol. 5 n.º 1 (2013)
GeoGebra em múltiplos contextos educativos – passado, presente e futuro.