Contextualização no ensino de ciências em uma abordagem CTS: curiosidades e o fenômeno das descargas elétrica

  • José Alexandre da Silva Valente Universidade Federal do Pará / EAUFPA
  • Bruna Samara Sousa Lima Secretaria Executiva de Educação-SEDUC(PA)
  • Nayra Katielly da Silva Lima Secretaria Municipal de Educação de Capitão Poço (PA)
  • Elisangela Barreto Santana Universidade Federal do Pará / PPGECM
  • Jorge Raimundo da Trindade Souza Universidade Federal do Pará / ICEN
  • Licurgo Peixoto Brito Universidade Federal do Pará / PPGECM
Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Sociedade, Ensino de Ciências, Concepção de Professores

Resumo

Este trabalho tem como enfoque uma abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e objetivou analisar como uma ação pedagógica temática sobre descargas elétricas contribui para a formação cidadã crítica de estudantes de uma escola pública do município de Capitão Poço, Pará – Região Amazônica do Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e segue os pressupostos da pesquisa ação com a participação de 18 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Percebemos que a pesquisa contribuiu para os estudantes construírem conhecimentos, para a mudança de valores e para o desenvolvimento de uma postura crítica diante do problema abordado.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-10-14
Como Citar
Valente, J., Lima, B., Lima, N., Santana, E., Souza, J., & Brito, L. (2019). Contextualização no ensino de ciências em uma abordagem CTS: curiosidades e o fenômeno das descargas elétrica. Indagatio Didactica, 11(2), 93-106. https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6139
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática