Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico - um olhar sobre a avaliação

Palavras-chave: escola 1º Ciclo, actividades de enriquecimento curricular, professores, alunos, avaliação

Resumo

Este texto centrado sobre as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) na escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) pretende reflectir sobre os desafios da avaliação nesta componente educativa em generalização neste nível de ensino. Para isso, são previamente enquadradas questões conceptuais das AEC no actual contexto da realidade das escolas e equacionadas a natureza, o papel e características da sua avaliação contextualizada. Tendo como ponto de partida o enquadramento legislativo das AEC, são utilizados dados identificados em vários relatórios nacionais e internacionais, bem como relatos de realidades locais que ilustram as suas práticas educativas. Decorrente destas reflexões, são enunciados princípios e propostas de equacionar e operacionalizar a avaliação nas e das AEC na escola do 1º CEB.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2010-09-06
Como Citar
Neves, R. (2010). Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico - um olhar sobre a avaliação. Indagatio Didactica, 2(1), 125-144. https://doi.org/10.34624/id.v2i1.4580
Secção
Avaliação em educação