Abordaje integral de contenidos curriculares de Físico – Química a partir del tema medicamentos
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta com diferentes atividades desenvolvidas a partir do tema dos medicamentos, incluindo vários aspetos relacionados com a sua origem, elaboração, efeitos sobre o nosso corpo, pesquisa e conservação. A sequência didática inclui numerosas atividades: questionários de perguntas abertas sobre conhecimentos prévios, interpretação de informação escrita e resolução de situações-problema a partir de objetos de uso doméstico, discussão sobre filmes e histórias em quadrinhos, trabalho experimental em laboratório, uso de modelos para a interpretação de fenômenos de observação cotidiana, e oficinas com os alunos de anos mais avançados. Estas atividades permitem tratar, integralmente, todo o conteúdo do currículo de Físico-Química do 1º ano de muitas escolas de ensino médio. Algumas das atividades foram concebidas com base em preocupações e propostas dos estudantes. Os mesmos foram
capazes de vincular questões abordadas em sala de aula com experiências próprias, preparando textos e relatórios; e nas avaliações se observou uma melhor gestão da linguagem disciplinar. No mesmo sentido, a possibilidade de relacionar o tema com muitas disciplinas permitiu incluir diferentes conteúdos num mesmo contexto, favorecendo o pensamento crítico e responsável dos estudantes. O planeamento de um ensino em ciências mais problematizador contribuiu para o desenvolvimento de capacidades, habilidades, competências básicas e valores exigidos nos novos quadros educacionais.
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