Abordaje integral de contenidos curriculares de Físico – Química a partir del tema medicamentos

  • Dina J. Carp Universidad Nacional de Río Negro; Universidad Nacional del Comahue
  • Daniel García Universidad Nacional del Comahue
  • Diana Inés Roncaglia Universidad Nacional de Quilmes
  • Gabriela Lerzo Universidad Nacional de Río Negro
Palavras-chave: Sistemas de materiais, métodos de separação, Purificação, drogas, integração de conceitos

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta com diferentes atividades desenvolvidas a partir do tema dos medicamentos, incluindo vários aspetos relacionados com a sua origem, elaboração, efeitos sobre o nosso corpo, pesquisa e conservação. A sequência didática inclui numerosas atividades: questionários de perguntas abertas sobre conhecimentos prévios, interpretação de informação escrita e resolução de situações-problema a partir de objetos de uso doméstico, discussão sobre filmes e histórias em quadrinhos, trabalho experimental em laboratório, uso de modelos para a interpretação de fenômenos de observação cotidiana, e oficinas com os alunos de anos mais avançados. Estas atividades permitem tratar, integralmente, todo o conteúdo do currículo de Físico-Química do 1º ano de muitas escolas de ensino médio. Algumas das atividades foram concebidas com base em preocupações e propostas dos estudantes. Os mesmos foram
capazes de vincular questões abordadas em sala de aula com experiências próprias, preparando textos e relatórios; e nas avaliações se observou uma melhor gestão da linguagem disciplinar. No mesmo sentido, a possibilidade de relacionar o tema com muitas disciplinas permitiu incluir diferentes conteúdos num mesmo contexto, favorecendo o pensamento crítico e responsável dos estudantes. O planeamento de um ensino em ciências mais problematizador contribuiu para o desenvolvimento de capacidades, habilidades, competências básicas e valores exigidos nos novos quadros educacionais.

Publicado
2016-07-05
Como Citar
Carp, D. J., García, D., Roncaglia, D. I., & Lerzo, G. (2016). Abordaje integral de contenidos curriculares de Físico – Química a partir del tema medicamentos. Indagatio Didactica, 8(1), 1456-1469. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.9805
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos