Estudos sobre CTS e o ensino médio: resultados da pesquisa sobre o sistema Colégio Militar do Brasil

  • Fabricio Storani de Oliveira Centro Federal Tecnológico Celso Sucow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Alvaro Chrispino Centro Federal Tecnológico Celso Sucow da Fonseca (CEFET/RJ)
Palavras-chave: Ciência, Tecnologia, Colégio Militar, CTS, Ensino

Resumo

Na atualidade, as escolas ainda se utilizam do currículo conteudista e segregado. As disciplinas são estanques e intranspassáveis, mesmo que dentro de uma mesma área de conhecimento. Mas, a ciência e a tecnologia continuam fazendo parte da vida escolar do aluno. Será que eles compreendem bem o significado do que é construído nos bancos escolares e conseguem transpor os muros da escola, enxergando em seu cotidiano o uso da ciência e da tecnologia? O professor consegue contribuir para a evolução do conhecimento do aluno em ciência e em tecnologia? Existe tal evolução durante a vida educacional do aluno? Com a finalidade de se conhecer o pensamento de professores e alunos sobre a percepção que eles possuem do uso de ciência e de tecnologia na vida diária, a pesquisa foi realizada em um sistema complexo de ensino, com seus colégios espalhados pelo território brasileiro, onde totalizaram 5352 participantes e com uma amostra válida de 4250 respondentes, dentre alunos de 1º e 3º anos do ensino médio e professores.
Os resultados da pesquisa impressionam e oportunizam outros desdobramentos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Oliveira, F. S. de, & Chrispino, A. (2016). Estudos sobre CTS e o ensino médio: resultados da pesquisa sobre o sistema Colégio Militar do Brasil. Indagatio Didactica, 8(1), 1411-1425. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.8171
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos