Estudos sobre CTS e o ensino médio: resultados da pesquisa sobre o sistema Colégio Militar do Brasil
Resumo
Na atualidade, as escolas ainda se utilizam do currículo conteudista e segregado. As disciplinas são estanques e intranspassáveis, mesmo que dentro de uma mesma área de conhecimento. Mas, a ciência e a tecnologia continuam fazendo parte da vida escolar do aluno. Será que eles compreendem bem o significado do que é construído nos bancos escolares e conseguem transpor os muros da escola, enxergando em seu cotidiano o uso da ciência e da tecnologia? O professor consegue contribuir para a evolução do conhecimento do aluno em ciência e em tecnologia? Existe tal evolução durante a vida educacional do aluno? Com a finalidade de se conhecer o pensamento de professores e alunos sobre a percepção que eles possuem do uso de ciência e de tecnologia na vida diária, a pesquisa foi realizada em um sistema complexo de ensino, com seus colégios espalhados pelo território brasileiro, onde totalizaram 5352 participantes e com uma amostra válida de 4250 respondentes, dentre alunos de 1º e 3º anos do ensino médio e professores.
Os resultados da pesquisa impressionam e oportunizam outros desdobramentos.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0